O evento organizado pelo Clube Camponovense de Caça e Tiro Esportivo, aconteceu no último sábado, 01.

O principal objetivo do Encontro é instruir os controladores de javali, através de métodos e meios legais. Foto: Folha Independente
A 2ª Edição do Encontro de Controladores de Javalis em Campos Novos, aconteceu no último sábado (01), na sede do Clube Camponovense de Caça e Tiro Esportivo, localizada na Rodovia SC 455 km 03, acesso ao Distrito de Ibicuí.
Durante o 2º Encontro de Controladores de Javalis em Campos Novos, aconteceram palestras com temas ligados ao comportamento, ocorrência e impactos causados pelo javali, legislação de manejo de fauna exótica invasora e relatos de experiências no controle da espécie. Foram abordados ainda, assuntos referentes ao papel dos órgãos fiscalizadores, assim como, as normativas de acordo com as novas portarias. O principal objetivo do Encontro é instruir os controladores de javali, através de métodos e meios legais.
Conforme Claudionor Francisco Lima, membro da Clube e presidente da Comissão Organizadora do evento, cerca de 150 pessoas prestigiaram o Encontro. São representantes de cidades como Joaçaba, Videira, Capinzal, Tangará, Ibiam, Criciúma, Blumenau, além de sócios do Clube Camponovense de Caça e Tiro Esportivo.

Durante o encontro, aconteceram palestras com representantes da Polícia ambiental, Cidasc, do Ibama e Brasil Safari Clube. Foto: Folha Independente
A equipe organizadora agradece os participantes e apoiadores. “Estamos felizes com o resultado do Encontro e gratos pela presença de todos os participantes e apoiadores. Nosso Clube é referência por organizar eventos que beneficiam os atiradores esportivos, já que buscamos sempre, trazer em debate assuntos relevantes e de interesse dos sócios e de outros Clubes de Caça e Tiro”, destaca Claudio. Estiveram presentes no Encontro, representantes da Polícia Ambiental, Cidasc, do Ibama e Brasil Safari Clube, com apoio de empresas e entidades.
O Clube Camponovense de Caça e Tiro Esportivo, fundado em 1998 – com a sede funcionando desde 2011, conta com 100 sócios, sendo 92 sócios patrimoniais e 8 sócios caçadores – uma das modalidades existentes no Clube. Os sócios contam com benefícios tais como, legalização da caça esportiva e tiro desportivo, entre outros diferenciais, além de contar com ambiente físico para confraternização. Os interessados em conhecer mais sobre o Clube, devem entrar em contato com os sócios.
Segundo o presidente do Clube, Alessandro Fagundes, outros eventos como Copa de Tiro ao Prato e Copa CBC Tauros são realizados seguidamente no Clube. A Copa CBC Tauros aconteceu no domingo, dia 02, com as modalidades Tiro ao Prato, Tiro de Foco Central e Tiro com Armas de Ar Comprimido. “Essa Copa é realizada em nove etapas distribuídas durante todo o ano, sendo uma etapa por mês. São competições de nível nacional, com resultados online para as seis primeiras etapas e depois com mais três provas presenciais, realizadas em uma das cidades participantes”, explica Alessandro. Cerca de dez mil atiradores participam da CBC Tauros no Brasil.
Profissionais da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Diego Severo Rodrigo Torres do Departamento Regional de Xanxerê, Joel Gilberto Bialkowski do Departamento Regional de Lages, Moacir Vieira Semprebon Jr e Karen Sandrin Rossi do Departamento Regional de Campos Novos participaram do encontro.
Os javalis são vetores de algumas doenças que são prejudiciais aos rebanhos. Uma delas é a peste suína clássica, uma doença transmitida por um vírus que atinge suínos e javalis. O contágio entre os animais pode ser muito rápido e a doença não tem cura. A transmissão da doença se dá através do contato com a saliva ou secreção de animais doentes ou pelo consumo de ração ou água contaminadas. Em seres humanos, se dá pelo contato com animais doentes e contaminação em caminhões que realizaram o transporte de animais doentes.
Fonte: Folha Independente
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom