Foto: Departamento Regional de São Lourenço do Oeste

O Projeto Sanitarista Junior busca, por meio da educação, promover a mudança de atitudes e comportamentos da comunidade frente aos problemas sanitários. Cultiva nas crianças o amor pela natureza e o desejo de conhecer melhor o trabalho no meio rural. Permite que compreendam a responsabilidade delas e da sociedade em geral na saúde animal, vegetal, ambiental e na produção de alimentos seguros, onde recebem incentivo para que façam sua parte e cooperem com a saúde pública e o desenvolvimento sustentável. Ao longo destes quatro anos de Projeto Sanitarista Junior, foram contempladas mais de 10 mil crianças, de 90 escolas, em 42 municípios catarinenses.

O Departamento Regional de São Lourenço do Oeste desenvolve o Projeto Sanitarista Junior de 2019 no município de Formosa, na Escola Estadual Básica Rui Barbosa, que sedia o projeto pela primeira vez. Os alunos contemplados pelo Projeto são do 6º ao 8º ano do ensino fundamental que estudam no período vespertino, e são ministrados com aulas que envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área, e ainda são estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio-ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, entre outros.

Integrando o conhecimento sistematizado e a realidade dos atores sociais envolvidos, o Projeto Sanitarista Junior torna-se instrumento que leva a um processo de sensibilização e consciência ambiental, permitindo às crianças desenvolverem valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania. As crianças, por meio das vivências do projeto, tornam-se multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo.

Até o momento, nesta edição do Projeto Sanitarista Junior de 2019 em São Lourenço do Oeste, a Escola Estadual Básica Rui Barbosa e desenvolveu os seguintes temas: Febre Aftosa, Raiva dos Herbívoros, Brucelose e Tuberculose. E para mensurar o nível de aprendizagem dos temas propostos nas aulas, os alunos devem elaborar cartazes com base nos conhecimentos adquiridos como tema de casa, que ficarão expostos na escola e aberto para toda a comunidade.

Fonte: Milton Kasper – médico veterinário do Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste