Foto: Ascom / Cidasc

O Engenheiro Agrônomo Raul Zucatto, Vice-Presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil – CONFAEAB, representando o Comitê Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis – COMDES, juntamente com o Engenheiro Eletricista Ivan Rezende Coelho, representando a Associação Catarinense de Engenheiros – ACE (devido a conflito de agenda do Presidente da Entidade, Engenheiro Civil Carlos Koyti Nakazima) visitaram a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina – SAR, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – CIDASC e a Superintendência Federal de Agricultura em Santa Cataria – SFA/SC.

O objetivo desta visita protocolar junto aos órgãos Estaduais e Federal acima citados foi divulgar a realização do “Seminário Nacional de Segurança de Alimentos / A Responsabilidade e o papel das Engenharias neste contexto “a ser realizado no centro de eventos da ACE, em Florianópolis – Santa Catarina, no período de 24 a 25 de junho de 2019
O Engenheiro Raul Zucatto, na condição de Consultor Técnico do evento pela sua expertise no tema, convidou as entidades acima, que já sinalizaram positivamente para colaborarem com o evento, compondo a grade de palestras com temas importantes e atuais sobre Segurança Alimentar e auxiliando na divulgação do mesmo, inscrevendo seus colaboradores para participarem.

Os Representantes do COMDES e da ACE foram recepcionados pelo Engenheiro Agrônomo Ricardo Miotto Ternus, Secretário Adjunto da Agricultura e da Pesca, Pela Engenheira Agrônoma Edilene Steinwandter, Presidente da EPAGRI, pela Médica Veterinária, Doutora Luciane de Cássia Surdi, Presidente da CIDASC e pela Engenheira Agrônoma Uéllen Lisoski Duarte Colatto, Superintendente Federal de Agricultura em Santa Catarina, que representa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A receptividade e o aceite do projeto foram plenas em função da importância do tema, somado aos aspectos relacionados à linha do tempo e o histórico de trabalhos realizados pelo Engenheiro Agrônomo Raul Zucatto no campo da Agronomia Catarinense e Nacional, reconhecido ícone no campo da Agronomia.

Sobre o Evento

A realização do “Seminário Nacional de Segurança de Alimentos / A Responsabilidade e o papel das Engenharias neste contexto” proposto pela Associação Catarinense de Engenheiros – ACE, entidade precursora do Sistema CONFEA/CREA consiste na realização no centro de eventos da ACE, em Florianópolis – Santa Catarina, no período de 24 a 25 de junho de 2019 abordando temas relevantes com a área afim.

O contexto atual e hegemônico das formas de produzir, processar, distribuir e consumir alimentos tem se tornado, cada vez mais, um problema relevante para a sociedade com impactos importantes na saúde, no ambiente e no desenvolvimento social. Emerge, nesse sentido, a necessidade de se discutir o papel do sistema CONFEA/CREA, das Universidades e agora das Redes Sociais/Acadêmicas na reposição dos sistemas agroalimentares a partir da promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional para efetivar o direito humano à alimentação adequada.

O que se pretende neste evento é propiciar um espaço de compartilhamento de experiências e trazer para o debate questões primordiais para o fortalecimento das ações pertinentes ao tema. Além desses aspectos puramente técnicos o evento, sendo de abrangência nacional objetiva também reunir profissionais de todo o Brasil, apresentando uma extensa programação abordando temas de relevância, com referências, e gerando discussões em busca de soluções para os problemas sociais onde envolve a área tecnológica, além de exposição institucional de produtos e serviços.

Fonte: Associação Catarinense de Engenheiros – ACE