Os alunos que participam do Projeto Sanitarista Junior, promovido pela Cidasc – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, na Escola Básica Municipal Benedito Therezio de Carvalho, localizada em Canoinhas,  visitaram a Cooperativa Agroindustrial Alfa, na última terça-feira (21). A saída de campo teve como objetivo demonstrar como funciona na prática os conteúdos aprendidos em sala de aula, neste caso, os alunos puderam conhecer as culturas que necessitam de ser beneficiadas nos silos (secagem), entender como acontece o ciclo de produção desde semeadura até a comercialização.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas

Foi ensinado aos alunos que quando as sementes são secadas em alta temperatura, não poderão ser utilizadas para plantio, pois o processo acaba danificando o embrião, além disso, ressaltaram a importância do tratamento dessas sementes com fungicidas. Na oportunidade, o gerente da unidade, Sandro de Lima, também orientou os alunos sobre a importância do uso do Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e demonstrou como funciona todo o sistema operacional da empresa.

Sim na ocasião foi comentado sobre as sementes quando é secadoOs responsáveis por acompanhar as crianças foram a professora, Elisamar de Almeida, e o instrutor agrícola do programa interdisciplinar de educação do campo, Ademir José de Carvalho. “Conhecer a unidade obteve resultados positivos no entendimento e no processo educacional do alunos, possibilitando que eles vejam na prática as informações que são abordados no Projeto Sanitarista Junior”, destaca a direção da escola, que também agradece a parceria e a todos os funcionários pela receptividade em abrir o espaço.

Projeto Sanitarista Junior

O projeto educativo, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, documento este produzido pelo Comitê de Educação Sanitária, composto por engenheiros agrônomos e médicos veterinários da Cidasc, e foi desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda.

As aulas, que envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área, ainda são estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, entre outros.

Integrando o conhecimento sistematizado e a realidade dos atores sociais envolvidos, o Projeto Sanitarista Junior torna-se instrumento que leva a um processo de sensibilização e consciência ambiental, permitindo às crianças desenvolverem valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania.

As crianças, por meio das vivências do projeto, tornam-se multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo.

 

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom