Estudantes da Escola Básica Municipal Achiles Pazda, de Canoinhas, aprendem na prática a importância dos microrganismos para a saúde e para o meio ambiente. Por meio do Projeto Sanitaristas Junior, eles participaram de uma aula teórica e prática para compreender como atuam os microrganismos, seus benefícios como na compostagem, quanto em seus malefícios, no caso de transmissão de doenças.
Na aula, os alunos aprenderam sobre os micróbios e a sua importância para os ecossistemas. Para colocar em prática o que aprenderam em sala de aula, os estudantes visitaram o projeto de compostagem da própria escola. O professor alertou aos alunos sobre quais materiais não devem ser colocados no composto, como madeiras tratadas com pesticidas ou envernizadas, vidro, metal, óleo, tinta, plástico, fezes de animais domésticos, papel encerado ou produtos que contenham qualquer tipo de plastificação. A atividade prática despertou a curiosidade das crianças e ajudou aprofundar o conhecimento obtido em classe.
A compostagem é um ponto de partida para discussão de temas na aula teórica como a decomposição dos materiais orgânicos e inorgânicos, transformação de matéria orgânica, ciclos da natureza (ciclo do nitrogênio, do carbono, do fósforo etc.), quais micro-organismos são responsáveis pela decomposição, importância da decomposição da matéria orgânica para o meio ambiente, entre tantos outros.
Para a coordenadora do projeto do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Canoinhas, Maritza Martins Mansani, é importante aguçar a curiosidade natural das crianças por meio de visitas de campo, uma metodologia capaz de demostrar que a aprendizagem não acontece apenas dentro da sala de aula. “O Projeto Sanitarista Junior trabalha a consciência ambiental nos alunos e promove ações educativas que possam enriquecer o conteúdo intelectual, no sentido de integrar as áreas de conhecimento”, afirma Maritza.
A compostagem
O composto orgânico é um produto obtido da compostagem de resíduos vegetais e animais, pelo processo de decomposição aeróbica, que promove a degradação dos resíduos orgânicos em húmus, quando empregadas as técnicas de manejo, adequadamente, gerando um insumo de elevada qualidade. A decomposição aeróbica, por sua vez, nada mais é que um processo de inumação. Na inumação a presença de oxigênio é permitida, o que acelera a decomposição orgânica e dá uma maior rotatividade dos espaços de inumação. A utilização de composto orgânico nas adubações produz múltiplos efeitos sobre o solo e as plantas cultivadas, por meio do aumento da permeabilidade do solo, da agregação das partículas minerais, do fornecimento de macro e micronutrientes, da correção da acidez, do incremento na população de microrganismos e da elevação da eficiência na absorção de nutrientes.
Projeto Sanitarista Junior
O projeto educativo, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, documento este produzido pelo Comitê de Educação Sanitária, composto por engenheiros agrônomos e médicos veterinários da Cidasc, e foi desenvolvido para ser executado junto às escolas.
As aulas, que envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área, ainda são estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, entre outros.
Integrando o conhecimento sistematizado e a realidade dos atores sociais envolvidos, o Projeto Sanitarista Junior torna-se instrumento que leva a um processo de sensibilização e consciência ambiental, permitindo às crianças desenvolverem valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania.
As crianças, por meio das vivências do projeto, tornam-se multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo. “A educação sanitária em defesa agropecuária é o processo ativo e contínuo de utilização de meios, métodos e técnicas capazes de educar e desenvolver consciência crítica nas crianças que participam do projeto e na comunidade escolar como um todo”, ressalta a engenheira agrônoma da Cidasc e coordenadora estadual do projeto Patrícia Almeida Barroso Moreira.
As ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores.
O Projeto Sanitarista Junior busca, por meio da educação, promover a mudança de atitudes e comportamentos da comunidade frente aos problemas sanitários. Cultiva nas crianças o amor pela natureza e o desejo de conhecer melhor o trabalho no meio rural. Permite que compreendam a responsabilidade, delas e da sociedade em geral, na saúde animal, vegetal, ambiental e na produção de alimentos seguros, incentivando que façam sua parte e cooperem com a saúde pública e o desenvolvimento sustentável.
Ao longo destes quatro anos de Projeto Sanitarista Junior, foram contempladas mais de 10 mil crianças, de 135 escolas, em 70 municípios catarinenses.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom