Técnicos agrícolas da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc dão oficina no Seminário Técnico e Internacional,  realizado pela Associação Latino-Americana para o Desenvolvimento do Seguro Agropecuário –  Alasa, nos dias 3 e 4 deste mês, em Curitiba. O simpósio foi focado em seguro rural para frutas e contou com participantes de diversos lugares do mundo, como Estados Unidos, Nova Zelândia, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Equador e Peru.

Foto: Divisão de Classificação de Produtos de Origem Vegetal – Cidasc

Os técnicos agrícolas da Companhia, Jorge Amilton de Souza e Ezequiel Pelentir, ofereceram treinamento sobre ações de medição e avaliação de maçãs e a classificação dessas frutas na teoria e prática, voltados, também, para os efeitos ocasionados por danos climáticos. O Seminário teve um dia e meio de duração e a Cidasc foi responsável por comandar uma manhã inteira, correspondendo à 33% do evento.

Em toda apresentação também foram discutidos assuntos como política agrícola e subsídio seguro agrícola no Brasil, com painéis que mostraram a experiência e novas políticas de programas federais, estaduais e municipais que apoiam o desenvolvimento do seguro rural no Brasil; experiências internacionais em programas públicos e privados, onde os participantes puderam discutir com gestores públicos melhorias nestes programas e aprender sobre as perspectivas dos novos governos em 2019, em relação ao futuro do seguro rural no país; efeitos dos eventos climáticos nas áreas produtoras de frutas, entre outros.

O diretor de gestão de riscos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Pedro Loyola, participou da abertura do evento e do painel “Políticas Públicas de Subsídio ao Seguro Agrícola no Brasil”, o vice-presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da  Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, Antônio da Luz, foi o representante da instituição que foi homenageada pela Alasa, na ocasião.

ALASA

A Associação Latino-Americana para o Desenvolvimento do Seguro Agropecuário é uma instituição sem fins lucrativos que busca fomentar esta ferramenta de previsão econômica e social em todos os países da América Latina. Promovem e impulsionam o desenvolvimento deste tipo de seguro para fomentar o crescimento e sustentabilidade de todas as economias regionais