Foto: Departamento Regional de São Miguel do Oeste

Servidores da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, se reuniram, na última terça-feira, 26, com a Associação dos Aquicultores de Itapiranga – Aquita e a Vigilância Municipal, para discutir a venda de pescados durante o período que antecede a páscoa.

O encontro aconteceu na Prefeitura Municipal de Itapiranga, reunindo, além dos representantes da Companhia, Manuela Studt da Rocha, gestora regional de São Miguel do Oeste,  Alexandre Cipriani Schwengber, médico veterinário responsável pelo Serviço de Inspeção Estadual e Diogo Luiz Gadotti, médico veterinário responsável pela Unidade Veterinária Local – UVL de Itapiranga, o prefeito do município, Jorge Welter, o secretário, Herwald Otto Trebien e o vereador, Fábio Hahn.

Consumo de peixe no período da Quaresma

Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo. É uma prática presente na vida dos cristãos desde o século IV. Nesta época, os católicos costumam fazer penitências e uma delas é não consumir carne vermelha. O comportamento reflete no aumento da venda de peixes.

Na ocasião foram apresentadas as formas legais de comercialização do pescado, que podem ser vivo, no gelo ou industrializado. A Cidasc juntamente com a Vigilância ressaltou que o pescado não pode ser comercializado eviscerado sem a devida inspeção.

Na ocasião, também, foi apresentado pelo Responsável do Serviço de Inspeção Estadual o modelo vigente do procedimento padrão para adesão ao SIE.

Serviço de Inspeção Estadual

O Serviço de Inspeção Estadual, também conhecido pela sigla SIE, é um sistema de controle e fiscalização executado pela Cidasc que avalia a qualidade na produção de alimentos de origem animal, oferecendo aos consumidores catarinenses alimentos com qualidade e segurança.

→ As instalações da indústria, planta e fluxo de produção são avaliados pelos veterinários oficiais da Cidasc e somente após a completa adequação com as legislações pertinentes são liberados para o funcionamento, recebendo o registro no sistema.

→ Os médicos veterinários que trabalham no SIE realizam orientações nas indústrias para que seu produto seja adequado ao consumo humano, sem apresentar qualquer risco a saúde.

→ Os fiscais verificam se os produtos atendem aos requisitos mínimos de qualidade para consumo, e os produtos aprovados recebem o selo do SIE em sua rotulagem.

Os profissionais da Cidasc, observando o que determina a legislação, promovem o combate à clandestinidade, atuando neste sentido com a finalidade de oferecer à população produtos sem risco sanitário e de alta qualidade ao consumo humano.

O selo da inspeção é a sua garantia

Na hora da compra o consumidor deve verificar se os produtos de origem animal têm o carimbo do SIF, SIE ou SIM.

O carimbo com a palavra INSPECIONADO no meio, retrata a imagem do selo de inspeção. Essa é a palavra comum para todos os selos que certificam os produtos de origem animal. O que muda é o local e a sigla.

→ Se for Serviço de Inspeção Federal, aparece Brasil, Ministério da Agricultura e a sigla S.I.F.

Inspecao

→ Se for  Serviço de Inspeção Estadual, aparece Santa Catarina e a sigla S.I.E.

→ Se for Serviço de Inspeção Municipal, aparece o nome do município e a sigla S.I.M.

Esses selos atestam que os produtos são inócuos aos consumidores, isto é, não apresentam risco a saúde humana demonstrando a qualidade e respaldando que o produto está dentro dos padrões técnicos estabelecidos pelas normas vigentes.

Produtos sem inspeção são passíveis de contaminações físicas, químicas e microbiológicas, podendo causar doenças na população, como intoxicações, parasitoses e até mesmo doenças sistêmicas, como tuberculose, neurocisticercose e a toxoplasmose.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste

Fone: (48) 36657037