O Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento – Mapa publicou em 14 de março de 2019 a Resolução nº 2, que reabriu a exportação de frutos frescos de maçãs, peras e marmelos da Argentina para o Brasil. A ação se dá após suspensão motivada pelo aumento de interceptações de larvas vivas de Cydia pomonela, decorrentes das inspeções realizadas na fronteira.
Segundo o Mapa, a reabertura do mercado foi possível pela implementação das seguintes medidas técnicas:
- Tratamento a frio de todas as frutas das unidades de produção e estabelecimentos argentinos que tenham detecção da larva viva nas inspeções de pré-embarque e na fronteira;
- Aumento do tamanho amostral de 0,2% para 0,3% da totalidade de quilos de cada lote e de frutos processados;
- Acréscimo de 30% para 60% a quantidade de corte de fruta na inspeção de pré-embarque;
- Fortalecimento das supervisões nos pontos de controle de processamento e embalagem de frutos na Argentina.
O acordo bilateral, adicionado ao plano de trabalho conjunto, foi firmado entre a Secretaria de Defesa Agropecuária – SDA do Mapa, e o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Alimentar – Senasa, órgão do governo Argentino.
Fonte: Mapa.
Diante do risco iminente de uma nova introdução da praga no país, o Estado de Santa Catarina, por meio da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, tem garantido o status de área livre da praga, conquistado oficialmente no ano de 2014, mediante o monitoramento constante em pontos de ingresso, tais como: Portos, Aeroportos, Centrais de Abastecimentos, Supermercados e Importadores. O monitoramento também é intensificado nos locais de produção e no perímetro urbano de Lages, local em que foi executada as ações de erradicação da praga. As informações de como é feito o monitoramento pela Cidasc, estão descritas na Nota técnica 001/DEDEV-DIDEV/2019: Monitoramento de Cydia pomonella em Santa Catarina.
Fonte: Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal – DEDEV
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom