Foto: Departamento Regional de Canoinhas

O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Concórdia, iniciou no dia primeiro de março, as atividades do Projeto Sanitarista Junior, no Núcleo Educacional Nova Estrela, no município de Arabutã.

Os 19 alunos do quinto ano da escola se juntarão aos mais de 1500 alunos das 69 escolas que iniciaram o projeto em fevereiro de 2019. O Gestor do Departamento Regional da Cidasc de Concórdia, Eduardo Michelon e a médica veterinária Fernanda Fontana recepcionaram as crianças e apresentaram o plano de aula.

Foto: Departamento Regional de Canoinhas

O Projeto Sanitarista Júnior aproxima os Profissionais da Defesa Sanitária Agropecuária Estadual da Escola e permite às crianças a familiaridade com assuntos sanitários de extrema importância econômica para suas Famílias, Município e para o Estado. “Os resultados refletem na divulgação de informações e conhecimentos que permitem que as crianças compreendam a importância da produção vegetal e animal com qualidade sanitária, beneficiando a saúde pública”, ressaltou Fernanda.

Projeto Sanitarista Junior

O projeto educativo, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, documento este produzido pelo Comitê de Educação Sanitária, composto por engenheiros agrônomos e médicos veterinários da Cidasc, e foi desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda.

As aulas, que envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área, ainda são estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, entre outros.

Integrando o conhecimento sistematizado e a realidade dos atores sociais envolvidos, o Projeto Sanitarista Junior torna-se instrumento que leva a um processo de sensibilização e consciência ambiental, permitindo às crianças desenvolverem valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania.

As crianças, por meio das vivências do projeto, tornam-se multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo. “A educação sanitária em defesa agropecuária é o processo ativo e contínuo de utilização de meios, métodos e técnicas capazes de educar e desenvolver consciência crítica nas crianças que participam do projeto e na comunidade escolar como um todo”, ressalta a engenheira agrônoma da Cidasc e coordenadora estadual do projeto Patrícia Almeida Barroso Moreira.

As ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores.

O Projeto Sanitarista Junior busca, por meio da educação, promover a mudança de atitudes e comportamentos da comunidade frente aos problemas sanitários. Cultiva nas crianças o amor pela natureza e o desejo de conhecer melhor o trabalho no meio rural. Permite que compreendam a responsabilidade, delas e da sociedade em geral, na saúde animal, vegetal, ambiental e na produção de alimentos seguros, incentivando que façam sua parte e cooperem com a saúde pública e o desenvolvimento sustentável.

Ao longo destes quatro anos de Projeto Sanitarista Junior, foram contempladas mais de 10 mil crianças, de 133 escolas, em 70 municípios catarinenses.