Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma

Na última semana, representantes da Cidasc se reuniram com apicultores, meliponicultores, representantes da Epagri e da indústria para tratar, entre outros assuntos, da emissão de Guia de Trânsito Animal – GTA e do cadastro dos produtores junto à Companhia.

A reunião foi solicitada pelo presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina – FAASC Enio Frederico Cesconeto e contou com a presença de mais de 40 produtores. O gestor regional da Cidasc de Criciúma Eduardo Damineli Pesenti ressaltou a importância de eventos como esse: “Estas reuniões são muito importantes, seja com qual setor for, pois é neste momento que conseguimos tirar as dúvidas e alinhas procedimentos, deixando claro o papel da Cidasc”.

Guia de Trânsito Animal

Visando o fortalecimento da cadeia produtiva, a Cidasc promove ações de vigilancia e defesa sanitária na apicultura do estado. Isso se dá através do cadastro dos produtores, registro do trânsito das abelhas e inspeção do produto antes de chegar ao consumidor.

Esses processos diminuem o risco da entrada no estado de novas doenças que afetam as abelhas, protegem o consumidor e valorizam o produto devido à qualidade sanitária agregada.

A Guia de Trânsito Animal, documento necessário para o transporte de abelhas e outros animais, deve conter os locais de origem e destino das abelhas, a quantidade de rainhas ou colmeias sendo transportadas e se são abelhas Apis mellífera ou abelhas nativas, informando a espécie neste último caso.

Informações à imprensa: