Foto: Prefeitura de Abelardo Luz

Os alunos do 5º ao 9º da Escola Municipal José Maria terão aulas de Educação Sanitária e Defesa Agropecuária durante o Ano Letivo de 2019. A novidade será incluída nas atividades escolares por meio do Projeto Sanitarista Junior, que será desenvolvido através de parceria entre a Secretaria de Educação e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc.

A iniciativa busca promover a mudança de atitudes e comportamentos frente aos problemas sanitários desde o período escolar, melhorando direta e indiretamente a saúde das pessoas, dos animais, das plantas e do meio ambiente.

“O projeto começa junto com o ano letivo. Vamos começar com uma escola e se o projeto der certo vamos para levar para outras escolas do município. O projeto trabalha diretamente com o envolvimento e a capacitação do aluno na área sanitária animal e vegetal. São temas voltamos ao meio rural, onde o aluno está inserido para que ele tenha condições de levar novos conhecimentos para sua família”, destacou o gerente regional da Cidasc, Volmir Frandaloso.

Em sala de aula, os alunos irão aprender ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, que visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais. As aulas serão ministradas por engenheiros agrônomos, médicos veterinários e técnicos agrícolas, juntamente com os professores das escolas que serão capacitados.

Os encontros serão realizados a cada 20 dias com duração de aproximadamente duas horas cada aula. Todos os alunos receberão uma cartilha didática com temas sobre bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio-ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, o trabalho desenvolvido pela Companhia em diferentes áreas, entre outros.

Com as vivências do projeto, busca-se fazer com que as crianças se tornem multiplicadoras das ações de defesa como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo.

“Optamos começar esse projeto pelas escolas do interior. Será uma escola por ano. Por isso, vamos começar este ano com a escola com o maior número de alunos, que é a Escola José Maria, onde temos aproximadamente 320 estudantes. Para o ano que vem, caso tenha sequência o projeto, partiremos para outra escola do interior que será a escola 25 de Maio”, explicou a secretária de Educação Eliane Cantele.

Fonte: Prefeitura de Abelardo Luz