O Projeto Sanitarista Junior, promovido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, levou os alunos das escolas EBM Miguel Lazzarin, de Siderópolis, e da EMEF Frei Modesto, de Timbé do Sul, à empresa Prodapys Agroindustrial Exportadora, em Araranguá. A visita serve para que os alunos vejam na prática aquilo que aprenderam em sala de aula e é resultado de parcerias com as escolas municipais das regiões da AMESC – Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense e AMREC – Associação dos Municípios da Região Carbonífera em conjunto com as secretarias de educação municipais. As diretoras Dalvani Baesso e Fabiana Alexandre Panata também acompanharam os alunos.

Foto: João Natalino Martins

A Prodapys Agroindustrial Exportadora por meio do bioquímico Célio Hercílio Marcos da Silva, diretor e responsável técnico da empresa, ministrou aula prática expositiva para os mais de 120 alunos e professores das duas escolas. Dentre os assuntos abordados destacou a produção de mel e demais produtos das abelhas (cera, própolis, geleia real, pólen e apitoxina) frisando especialmente o trabalho mais importante realizado pelas abelhas: a polinização, que impacta diretamente a flora e a alimentação humana e  indiretamente a fauna e todos os seres vivos.

O Projeto Sanitarista Junior está na sua quarta edição no Estado, contemplando mais de 90 escolas distribuídas em 42 municípios e mais de 7 mil alunos.

Os encontros do Projeto, além da teoria, envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área. São estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando outros temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio-ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, o trabalho desenvolvido pela Companhia em diferentes áreas, entre outros. As aulas são ministradas por engenheiros agrônomos, médicos veterinários e técnicos agrícolas, juntamente com os professores das escolas.

Em sala de aula, os alunos aprendem que as ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores. E, por meio das vivências do projeto, as crianças se tornam multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo.

“Em relação ao que se espera, deste projeto com os alunos, é que os mesmos obtenham estes conhecimentos e repassem à toda a sociedade, pois precisamos que o futuro do amanhã, que são as crianças de hoje, tenham suas mentalidades voltadas para o setor primário produtivo, bem como entendam de onde vem a base de sua alimentação, e que comecem desde cedo a se preocupar com a sanidade agropecuária, que diretamente está voltada à saúde pública de maneira geral” destaca João Natalino Martins, coordenador do Projeto Sanitarista Junior do Departamento Regional da Cidasc de Criciúma.  

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma

 

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom