A aula da última terça-feira, 06, do Projeto Sanitarista Junior na Escola Básica Municipal Benedito Therezio de Carvalho, em Canoinhas, teve como tema o serviço da Defesa Sanitária Animal desenvolvido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc em todo o Estado. A professora responsável pela turma, Elisamar de Almeida e os 27 alunos do 5º ano receberam a médica veterinária da Cidasc, Carolina Pazda Dambroski, que ministrou a aula com auxílio técnico agrícola, Gilson Gonçalves. Também estavam presentes o técnico agrícola do Projeto Escola do Campo, Ademir José de Carvalho e a engenheira agrônoma e coordenadora regional do Projeto Sanitarista Junior, Maritza Martins Mansani. Na ocasião foram entregues folders para a turma, como complemento ao encontro.

Foto: Gilson Gonçalves

As aulas do Projeto, além da teoria, envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área. São estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando outros temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio-ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, entre outros. E, por meio das vivências do projeto, as crianças se tornam multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo.

O projeto Sanitarista Junior está na sua quarta edição no Estado, contemplando mais de 90 escolas distribuídas em 42 municípios e mais de 7 mil alunos.

Em sala de aula, os alunos aprendem que as ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores.

Defesa Sanitária Animal

O Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal atua na manutenção do reconhecimento internacional de Santa Catarina como Zona Livre de Febre Aftosa sem vacinação e Zona Livre de Peste Suína Clássica pela Organização Mundial da Saúde Animal – OIE, possibilitando que os produtos de origem animal catarinenses alcancem os mercados mais exigentes do mundo em termos de sanidade animal.

É a responsável pela implementação da Comissão Estadual do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose – PNCEBT, fato que possibilitou que os assuntos relacionados a essas zoonoses sejam discutidos por todos os órgãos públicos e instituições privadas envolvidas com a cadeia produtiva.

O Departamento também atua na consolidação do Sistema de Vigilância Ativa para Febre Aftosa em Santa Catarina, possibilitando fortalecer a vigilância para esta enfermidade, por meio da implantação de um sistema contínuo de fiscalização e inspeção a estabelecimentos rurais de maior risco para a doença.

A Cidasc, por meio da Defesa Sanitária Animal, realiza constantemente ações de vigilância e fiscalização para manter o status de excelência sanitária catarinense, sejam elas por meio das barreiras sanitárias nas divisas dos estados ou em barreiras móveis nas estradas. A vigilância busca prevenir a introdução de doenças que colocam em risco a saúde pública, a sanidade animal, vegetal e os interesses econômicos do estado. O sistema funciona o ano inteiro, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para garantir um dos maiores patrimônios do estado: a sanidade agropecuária de Santa Catarina. Somente no ano de 2017 foram realizadas cerca de 500 mil fiscalizações de trânsito.

Fonte: Maritza Martins Mansani