Foto: Ascom / Cidasc

No dia 27 de setembro, no escritório central da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, em Florianópolis, o Presidente da Cidasc, Luiz Alberto Rincoski Faria, comandou a cerimônia de posse da gestão 2018-19 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. O presidente ressaltou “o compromisso da Equipe em observar e preservar o bem estar no local de trabalho” e agradeceu os integrantes da gestão anterior que teve como presidente Andréia Silva Castanharo, vice-presidente Ângela Specialski Silveira e demais membros: Juliana da Silva do Lago, Eleanora Schmitt Machado, Carlos Roberto Capela Júnior, Temis Aléssio Alves de Almeida, Adriane Klamt e Daiane de Araújo Monteiro da Silva.

Desejou ainda, bons trabalhos e disponibilizou apoio à nova gestão que se inicia que tem como Presidente Ângela Specialski Silveira. A nova Presidente da CIPA agradeceu a gestão passada e a disponibilização dos novos integrantes, reafirmou a importância da comissão na prevenção de acidentes e nas ações de conscientização dos empregados e terceirizados em temas relacionados à saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Membros eleitos pelos empregados

Membros da Gestão 2018-19 da Cipa. Foto: Ascom / Cidasc

Membros Titulares

Leonardo Antunes

Adriani Klamt

Membro Suplente

Alexandre de Oliveira Dias

Cirio Vieira

MEMBROS INDICADOS PELO EMPREGADOR

Membros Titulares

Ângela Specialski Silveira – Presidente

Fernanda Schmitz

Membros Suplentes

Carlos Roberto Capela Júnior

Flávio Pereira Veloso

São funções da CIPA

A CIPA possui uma série de atribuições previstas em lei. Em linhas gerais, o trabalho da comissão consiste em mapear os riscos presentes no ambiente de trabalho e elaborar um plano que viabilize ações preventivas de acidentes e eventuais problemas para a saúde. A CIPA deve propor soluções para problemas recorrentes no dia a dia da empresa, relacionados à saúde e à segurança do trabalhador.

O que é a CIPA?

A CIPA é formada por colaboradores de uma empresa e busca a prevenção de acidentes de trabalho e doenças laborais, para garantir a saúde de todos empregados.

Esse trabalho se dá no mapeamento de atividades e locais de risco através de análise e de conversas com empregados sobre situações que geram periculosidade ou insalubridade, buscando soluções para esses problemas, e na conscientização dos empregados sobre a importância do cuidado à saúde no trabalho. Todas atribuições da CIPA estão no item 5.16 da Norma Regulamentadora 05 da ABNT.

Fonte: Supervisão de Segurança, Medicina e Bem Estar no Trabalho