No período de maio à julho de 2018, os técnicos da Cidasc – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina em parceria com a equipe técnica de avicultura da Aurora Alimentos, realizaram 82 encontros, entre reuniões e palestras, com os produtores integrados que desenvolvem a atividade de criação de frangos de corte no estado de Santa Catarina. O foco da atividade foi a atualização dos produtores no assunto de biosseguridade, manutenção dos registros de granjas, tratando das legislações federais e estaduais vigentes, como IN 56/2007 e IS DEDSA 004/2018 e a padronização das informações entre as produtores, equipes da empresa e Cidasc.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Xanxerê

Todas as regiões de atuação da empresa Aurora em avicultura de corte no estado foram abrangidas, alcançando a participação de 1.850 integrados nos Departamentos Regionais da Cidasc de Chapecó, Concórdia, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste e Xanxerê. Na oportunidade os profissionais da Companhia reforçaram a todos os avicultores presentes a importância de manter as condições de registro dos aviários que  estarão sendo fiscalizados e revistas as condições de biosseguridade em cada aviário, com o objetivo de manter o padrão recomendado em legislação. Também foram repassadas algumas irregularidades cometidas mais comuns durante a aplicação do ckeck list de manutenção de registro e, ao final da apresentação, foram sanadas as dúvidas dos avicultores.

Os procedimentos de biosseguridade nos aviário fazem parte do Plano Nacional de Prevenção da Influenza aviária e da Doença de Newcastle, e são condições necessárias para a prevenção de doenças e para manter a qualidade da carne de aves oferecida ao mercado interno e externo.

Da mesma forma estas atividades também estão ocorrendo em parceria com as demais empresas do setor que atuam na região.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Xanxerê.