A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc realiza hoje, 16, solenidade de entrega do Certificado de Concessão para a empresa Amboni Alimentos, de Içara. A marca é mais uma de Santa Catarina a conquistar o Selo de Conformidade Cidasc – SCC, certificação que regulamenta o processo de transformação e produção de alimentos no Estado. O evento tem início às 19h, no Restaurante Rosso, em Criciúma.
Em março de 2016 a empresa Amboni Alimentos aderiu ao SCC, o processo para efetivação e implantação durou 22 meses. O Selo tem como objetivo fortalecer a atuação das empresas do ramo rural e agrofamiliar, comprovando que determinado produto passou por processos rigorosos de controle de qualidade de manipulação, produção, distribuição e higiene, entre outros aspectos da cadeia produtiva.
Mais do que certificar o produto, o projeto da Cidasc amplia a compreensão dos pequenos negócios rurais sobre a legislação e normas vigentes no país, orientando os empresários a respeito de ações que estejam alinhadas com estas normativas.
Amboni Alimentos
A empresa, que conta com a colaboração de 35 funcionários, foi fundada em meados de 1983 pelos irmãos Amboni quando adquiriram uma ampla área de terras na cidade vizinha de Içara, onde começaram a se dedicar exclusivamente ao cultivo de arroz. De sua dedicação no trabalho do campo, vieram os resultados.
Sobre sua responsabilidade ambiental, a Amboni Alimentos criou diversas estratégias para contribuir com a preservação do meio no qual está inserida. Uma delas é o sistema de tratamento de efluentes para a água utilizada no processo industrial. Também possui uma área de preservação ambiental localizada no Litoral da Serra Catarinense, um espaço onde se encontram diversas espécies nativas de árvores, aves e animais.
Outras empresas buscam o SCC
Segundo a Gestora Estadual da Divisão de Classificação Vegetal da Cidasc, Valdirene Régia Bizolo Sommer, atualmente 25 empresas catarinenses estão no programa, sendo 8 já certificadas, incluindo a Alimentos Amboni, e as demais em processo de implantação. As empresas são auditadas semestralmente para renovação do Selo. No total, são realizadas entre 12 e 20 consultorias mensais para a conclusão do processo, dependendo do perfil da empresa e do número de adequações necessárias para atender às demandas do Selo.
“A função principal é dar garantia da segurança dos alimentos em todo o processo. Assim o empreendedor pode trabalhar sua marca com segurança, agregando valor de mercado”, destaca Valdirene. A maioria das empresas atua nos segmentos de climatização, cerealista ou de conservas. “É importante ressaltar que este selo precisa ser renovado a cada seis meses por meio da realização de uma nova auditoria, o que torna o processo mais seguro e eficaz”, explica a gestora da Cidasc.
Sobre o SCC
Criado em 2015, o SCC foi desenvolvido pela equipe técnica da Divisão de Classificação de Produtos de Origem Vegetal, do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc. O selo serve de suporte ao agronegócio catarinense que se dedica à produção, beneficiamento, processamento e comercialização de produtos de origem vegetal destinados ao consumo humano.
O selo garante que os estabelecimentos operem rigorosamente dentro do que determina a legislação sanitária e visa tornar os produtos catarinenses produtos melhores de marcas mais consolidadas, mantendo Santa Catarina como modelo na produção de alimentos seguros. Atualmente, 25 empresas catarinenses estão no programa, sendo 7 certificadas, 1 pronta para certificação e as demais em processo de implantação. As empresas são auditadas semestralmente para renovação do Selo.
O intuito do SCC é ser uma ferramenta de mercado que sirva de referência para o consumidor saber que o produto consumido passou pelo seu processo de produção em uma empresa certificada com sistemas eficazes de controle, aumentando a confiabilidade da marca. Seu objetivo é adequar os processos de fabricação com base na legislação pertinente, elevar a segurança dos produtos de origem vegetal e oferecer condições para melhoria contínua aos estabelecimentos do agronegócio e agro familiares do estado de Santa Catarina.
Para participar ou solicitar mais informações
Você pode entrar em contato com a Divisão de Classificação Vegetal da Cidasc pelo telefone (48) 3665-7081. Também é possível conhecer melhor as etapas da certificação no site da Companhia. Para saber mais sobre as ações da Cidasc no âmbito da classificação vegetal, clique aqui.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom