Fotos: Assessoria AMFRI

O Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura e Pesca se reuniu nesta quinta-feira, dia 9 de agosto na sede da AMFRI. O encontro contou com a participação da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc para tratar sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O colegiado ainda debateu temas relevantes que envolvem as duas áreas na região.

O gestor do Departamento Regional de Itajaí da CIDASC, Jean Fabrício Morais, fez uma apresentação ao grupo sobre o SISBI, que em Santa Catarina tem equivalência ao sistema federal através da CIDASC. Ele explica que os estabelecimentos do estado que aderem ao SISBI podem vender para fora do estado. “Convênios com os municípios são viáveis para que eles cedam médicos veterinários para fazer a inspeção e dessa maneira eles darão condições aos estabelecimentos da região da AMFRI para aderirem ao SISBI”, explicou Jean que ainda acrescentou que a equivalência também pode ser solicitada diretamente pelo município ao Ministério da Agricultura.

Até o momento, tem adesão ao SISBI na região, estabelecimentos de Camboriú e Navegantes, possíveis através de convênios com os municípios que cederam veterinários para realizar a inspeção, e já está assinado um convenio com o município de Penha. “Esperamos que agora com os esclarecimentos deste encontro, outros municípios da região manifestem-se para também realizarmos este processo”, concluiu o representante da CIDASC.

O colegiado agradeceu ao representante e em seguida tratou sobre a atualização da situação regional da área de Piscicultura, fez encaminhamentos a respeito do Turismo Rural e discutiu sobre o consórcio multifinalitário da AMFRI que também irá contemplar as áreas da Agricultura e da Pesca. Ainda neste encontro foi entregue o relatório com as inspeções municipais realizadas pelo Sistema da W3-AGRO.

Confira as fotos do evento:

Mais informações à imprensa