Um supermercado no Centro de Tubarão foi fechado por tempo indeterminado, ou pelo menos até que regularize alguns problemas apontados pela Vigilância Sanitária da cidade, que fez operação no local na tarde desta terça-feira (27), com apoio de agentes da Polícia Civil e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc), representada pela Médica Veterinária Margarida Seico Akama Yokemura e pelos Auxiliares Operacionais Claudeonor Goulart Leonardo e Gerson Barbosa da Rosa.
Foi uma inspeção de rotina, que iniciou em estabelecimentos comerciais do município nesta segunda. Durante a vistoria no mercado foram constatadas diversas irregularidades. No local, foram encontrados vários produtos vencidos, contudo, o que mais chamou a atenção dos fiscais foi a falta de cuidado com a temperatura dos alimentos. “Tanto os que estavam nas ilhas e, principalmente, os armazenados na câmara fria, que eram mantidos a uma temperatura bem acima da indicada pelo fabricante”, explica a coordenadora da Vigilância Sanitária de Tubarão, Fernanda Ribeiro Borghezan, ao alertar que os alimentos estavam, na verdade, resfriados e não congelados.
Para realizar a ação, o estabelecimento foi fechado e ficará interditado até que regularize a situação. “A empresa foi notificada e terá um prazo para esclarecer as irregularidades e comprovar a capacidade de atender as exigências sanitárias, evitando, assim, colocar a saúde da população em risco”, frisa Fernanda.
Em apenas dois dias de operação, foi apreendida mais de 1,5 tonelada de produtos de origem animal – carnes, embutidos, aves, queijos – e muitos enlatados vencidos. Todos os produtos apreendidos serão eliminados, não sendo possível a doação ou qualquer outra destinação.
A ação vai continuar ao longo da semana. “Todas essas medidas são necessárias para garantir a saúde da população”, assegura Fernanda. A Vigilância não citou o nome dos outros locais já vistoriados. O que se sabe é que esta foi a única loja que precisou ser interditada. A operação ainda segue no local e não foi contabilizado o total de alimentos apreendidos.
Fonte: Jornal Notisul
Mais informações à imprensa
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom