Santa Catarina pode ter centro voltado para promoção de empresas de inovação tecnológica com foco na agricultura familiar.
O Banco Mundial pretende apoiar pequenas e médias empresas, incluindo associações, cooperativas, organizações de mulheres e de agricultores, desenvolvedoras de projetos de “tecnologia verde” em zonas rurais. A proposta foi apresentada pela delegação do Banco Mundial, chefiada pelo economista Diego Arias, que visita Santa Catarina para acompanhar as ações do Programa SC Rural.
Segundo o secretário executivo do Programa SC Rural, Julio Bodanese, esta é uma ideia embrionária do Banco Mundial, que detectou gargalos no desenvolvimento de tecnologias e ferramentas aplicáveis na agricultura familiar catarinense. “Outros encontros de trabalho serão agendados até maio de 2017, quando a equipe do banco, auxiliada por técnicos do SC Rural e de empresas públicas e privadas, deve apresentar o projeto final para a criação do centro de inovação para tecnologias verdes em SC”.
O Banco Mundial acredita que as tecnologias como a agricultura de precisão, drones e aplicativos móveis, que ajudam os produtores na tomada de decisões a cerca de produção e mercado, ainda não estão disponíveis para os agricultores familiares e suas organizações. De acordo com o economista Diego Arias, a escolha de Santa Catarina como sede do centro de inovações deve-se a quatro fatores: ser um estado onde a inovação na área da agricultura familiar é uma prioridade de governo; pelo desempenho apresentado pelo Governo de Santa Catarina na execução do Programa SC Rural; pelo compromisso do Estado com a expansão e acesso à internet e tecnologias digitais no meio rural; e pela possibilidade de se desenhar um novo projeto com foco na inovação agrícola/rural e também na adaptação às mudanças climáticas.
O Banco Mundial e o Governo do Estado já são parceiros na execução do Programa SC Rural, que busca aumentar a competitividade da agricultura familiar catarinense. Sob a coordenação da Secretaria da Agricultura e da Pesca, o Programa abrange atividades em áreas como crédito, logística, transporte, comunicação, capacitação tecnológica e gerencial, gestão ambiental, gestão de qualidade, defesa sanitária e outras, que induzem a criatividade e a inovação para o desenvolvimento de empreendimentos familiares agrícolas, não agrícolas, agroindustriais ou de serviços.
Informações adicionais:
Romeu Scirea Filho
Assessoria de Imprensa
Programa SC Rural
Fone: (48) 3664-4307
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 8843-4996