A Epagri realizou nesta quinta-feira, 17, a 26ª Reunião de Avaliação da Safra do Arroz Irrigado no Sul Catarinense. O evento aconteceu no Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá (Cetrar) e apresentou à sociedade catarinense os primeiros números da safra 2017/2018 do grão na região.  Durante a tarde, foi feita uma reunião técnica onde os pesquisadores da Epagri apresentam ao público as novidades reveladas pelos recentes estudos científicos.

Douglas George de Oliveira, extensionista da Epagri e um dos responsáveis pelo evento, conta que a safra é boa no Sul do Estado. “Os números devem se aproximar da safra 2016/2017, que foi a maior da história na região”, adianta Douglas. Naquele ciclo agrícola os municípios do Sul catarinense colheram, em média, 155 sacas de arroz por hectare. Douglas espera que o município de Araranguá chegue a superar essa média na avaliação de quinta-feira.

Cerca de cem pessoas participaram, entre eles representantes dos diversos elos da cadeia produtiva do arroz, como cooperativas e engenhos particulares. Durante a reunião eles avaliaram os números levantados pela Epagri e deram seu parecer sobre as realidades observadas nas propriedades produtoras. O levantamento compreende 33 municípios, distribuídos entre Paulo Lopes e Passos de Torres. A região responde por 62% da produção catarinense de arroz, sendo o cereal um importante componente na receita total local.

Os bons números da safra de arroz no Sul do Estado são decorrentes do clima, que ajudou nos momentos certos, apesar de não ter sido a condição climática ideal observada em 2016/2017, que resultou na safra recorde. Outro fator importante foi a adoção de tecnologias por parte dos produtores. Mais de 50% das sementes plantadas na região são do cultivar SCS121 CL, desenvolvido pela Epagri. Ele se destaca pela resistência à brusone, boa produtividade e sobretudo pela capacidade de controle de plantas daninhas.

 

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista: (48) 99989-2992/3665-5147
Cinthia Andruchak Freitas, jornalista: (48) 3665-5344

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom