Santa Catarina terá Projeto de Rastreabilidade da Produção de Banana. Mais de mil bananicultores do Litoral Norte se uniram e criaram o Caderno de Campo Digital, que permitirá o registro diário das atividades de campo do produtor rural utilizando um dispositivo eletrônico como, por exemplo, um smartphone ou um tablet. A intenção é padronizar os registros de campo, reduzindo erros e garantindo informações mais detalhadas sobre a produção de bananas em Santa Catarina. Ao todo, o Projeto contou com investimentos de R$ 500 mil, sendo R$ 400 mil apoiados pelo Programa SC Rural. O Projeto de Rastreabilidade da Produção de Banana será entregue oficialmente aos produtores hoje, terça-feira 21, às 19h, em Corupá, com a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.
A Rastreabilidade da Produção de Banana envolve nove associações de bananicultures e duas cooperativas da região de Jaraguá do Sul. O Caderno de Campo Digital permite que os produtores façam o controle das atividades realizadas no manejo do pomar, como o plantio de novas áreas, desbaste, desfolha, eliminação do coração e pencas, ensacamento, adubação, manejo de pragas, doenças e plantas daninhas e registrará as colheitas. Com esses dados, o produtor poderá rastrear a sua produção e os consumidores poderão conhecer a origem da fruta, identificando o processo desde a produção até a distribuição.
O Caderno de Campo Digital atende aos requisitos legais e a demanda de comercialização. Com um produto rastreado, os bananicultores terão uma fruta diferenciada no mercado, com o aprimoramento do controle de qualidade e melhorando a comunicação com o cliente final.
A Rastreabilidade da Produção de Banana é uma iniciativa da Associação dos Bananicultores de Corupá – ASBANCO; Associação dos Produtores Rurais de Garuva – APRGARUVA; Associação dos Bananicultores de Guaramirim – ABG; Associação de Bananicultores de Jaraguá do Sul – ABAJAS; Associação dos Bananicultores do Município de Luiz Alves – ABLA; Associação dos Produtores de Banana de Massaranduba – APROBAM; Associação dos Bananicultores de São João do Itaperiú – ASBASJI; Associação dos Bananicultores do Município de Schroeder – ABS; Associação dos Bananicultores de Joinville – ASBANVILLE; Cooperativa dos Agricultores Familiares de Massaranduba – Cooperbam e Cooperativa da Agricultura Familiar Rio Novo.
O lançamento da Rastreabilidade da Produção de Banana encerra o roteiro do secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, pela região de Jaraguá do Sul hoje, terça-feira 21.
A agenda do secretário inclui ainda:
9h – Cooperativa dos Agricultores Familiares de Massaranduba – Cooperbam
Local: Rodovia SC 415, Km 90,9 (Entrada para Massarandubinha), Massaranduba
Visita à sede que está sendo construída com apoio do Programa SC Rural.
10h30 – Cooperativa Juriti
Local: Rua Patrimônio, n°12, Massaranduba
Visita à nova Sede da Cooper Juriti
11h45 – Almoço Pesque Pague Dori
Local: Rua Padre Sílvio Micheluzzi, 731 – Guarani Mirim, Massaranduba
Almoço com representantes da Associação dos Piscicultores de Massaranduba – Apisma, entidade composta por 32 piscicultores e secretários municipais de Agricultura da região da Amvali.
15h – Cooperativa da Agricultura Familiar Rio Novo – Cooper Rio Novo
Local: Corupá
Visita às duas unidades de embalamento de banana da Cooper Rio Novo, entidade formada por 57 cooperados, e melhorias de estradas secundárias apoiadas pelo SC Rural.
17h30 – Reunião com Federação das Associações de Bananicultores de Santa Catarina – Febanana
Local: Sede da Asbanco – Rua Augustinho Oliari, 181, Corupá
Informações adicionais:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br