Arte: Ascom - Cidasc

Arte: Ascom – Cidasc

Desde 2013, os produtores catarinenses podem solicitar a e-GTA, a Guia de Trânsito Animal Eletrônica, via internet. O sistema moderniza o setor produtivo e possibilita, por meio do produtor devidamente cadastrado, a solicitação online da guia, necessária para a movimentação de qualquer animal no estado catarinense.

Para o responsável regional pela Defesa Sanitária Animal da Cidasc de Videira, Marcelo Grazziotin, o procedimento é fácil e célere. “Com o sistema online, o produtor pode retirar a guia de sua própria residência e não precisa mais se deslocar até a Cidasc. Uma prática que otimizou o tempo” afirmou. A e-GTA permite que o produtor cadastrado solicite sua Guia de Trânsito Animal pela internet direto de sua propriedade ou de qualquer computador.

O procedimento faz parte da Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, que orienta cada estado a adotar o formato eletrônico da Guia de Trânsito Animal – GTA na forma do modelo e-GTA, obedecendo assim, às diretrizes do Programa Governo Eletrônico Brasileiro. O documento eletrônico tem dados sobre a carga a ser movimentada, tais como espécie, origem, destino, quantidade por sexo e faixa etária, finalidade do trânsito, identificação do emitente e do local de emissão e datas de emissão e validade.

Para iniciar os procedimentos e solicitar a guia online, a orientação da Cidasc é que o produtor solicite senha para acesso, através do site da Cidasc, no link Sigen+. Com o cadastro efetuado, o produtor poderá solicitar a emissão da e-GTA, imprimir, registrar a entrada de animais, atualizar o saldo com os registros de morte de animais, imprimir o inventário de seus rebanhos, bem como abrir chamados para problemas relacionados ao uso do sistema, entre outros.

Departamento Regional da Cidasc de Videira

O Departamento Regional da Cidasc de Videira, por meio dessa inovação estará ainda mais próximo do produtor. Dentre os serviços prestados no escritório local da Cidasc, estão a solicitação de brincos para identificação de bovinos e bubalinos, reposição de brinco e a devolução de brincos de animais mortos ou abatidos para consumo próprio.

O escritório da Cidasc ainda realiza cadastro de pessoas e propriedades; atualização de população (exceto bovino e bubalinos); solicitação de brinco para identificação tardia; notificação de suspeitas de doenças de notificação obrigatória; além das solicitações de certificações de Granja de Reprodutores de Suínos Certificadas – GRSC ; para propriedades livres de brucelose e tuberculose; de granjas de reprodução de aves e de estabelecimentos comerciais avícolas. A unidade também atua fortemente nas denúncias de irregularidades sanitárias detectadas e de abate clandestino, além de fiscalização nos estabelecimentos regidos pelo serviço de inspeção estadual.

Fonte: ADR Videira e Assessoria de Comunicação da Cidasc.