Nesta segunda-feira, 9, o Secretário de Estado da Agricultura, Airton Spies, empossou o novo Presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina. Luiz Alberto Rincoski Faria será o novo chefe da pasta, que até então estava sob o comando de Enori Barbieri.
“Rincoski Faria é um técnico com experiência na área veterinária e agropecuária e um profundo conhecedor do setor produtivo”, ressaltou o secretário de estado da agricultura e da pesca, Airton Spies.
A Cidasc, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, comemora 39 anos de fundação em 2018, está presente em todos os municípios catarinenses. Com 19 Departamentos Regionais, um Terminal Graneleiro em São Francisco do Sul e o Escritório Central em Florianópolis, a Companhia conta com um quadro de aproximadamente 1.000 profissionais comprometidos com a defesa sanitária animal, vegetal e inspeção dos produtos de origem animal. A Cidasc também conta com 63 barreiras sanitárias nas fronteiras com o Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina que controlam a entrada de produtos agropecuários em Santa Catarina.
A Economia diversificada de Santa Catarina faz do estado um dos mais ricos do país. Um dos setores de maior relevância é a agropecuária: o Estado ocupa um lugar de destaque na produção de milho, soja, fumo, mandioca, feijão, arroz, banana, batata inglesa, além de ser grande produtor de alho, cebola, tomate, trigo, maçã, uva, aveia e cevada. Na criação de animais comerciais o Estado se destaca na produção de bovinos, suínos e aves. A pesca também é considerada uma atividade de extração animal, e em Santa Catarina essa fonte de renda representa um importante papel no panorama econômico, já que o litoral catarinense é um dos maiores produtores de pescados e crustáceos do Brasil.
Desafios
Entre os desafios dessa nova gestão está a manutenção do status internacional como Zona Livre de Febre Aftosa sem vacinação e Zona Livre de Peste Suína Clássica, possibilitando que os produtos catarinenses de origem animal alcancem os mercados mais exigentes do mundo em termos de sanidade agropecuária.
Além disso, trabalhar para avançar no controle e erradicação de pragas vegetais e doenças que atingem os rebanhos catarinenses.
Currículo
Luiz Alberto Rincoski Faria, nascido em 1960 na cidade de Curitiba/PR, atualmente reside em Canoinhas/SC, possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), graduação em licenciatura plena em agropecuária também pela Udesc e especialização em Produção de Ruminantes pela Escola Superior de Agricultura de Lavras/MG. Atualmente é médico veterinário, tendo experiência na área de zootecnia com ênfase em produção animal. Rincoski Faria foi secretário municipal da agricultura de canoinhas entre 1994 e 1996, vice-prefeito do município entre 2009 e 2012, sendo eleito para o mandato de prefeito de Canoinhas em 2013.
Mais informações à imprensa
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom