O Laboratório Regional de Diagnóstico Animal, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, localizado em Chapecó, comemora 1 ano de credenciamento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa para o diagnóstico de Brucelose. Com esta conquista, a Unidade Laboratorial da Cidasc pôde passar a analisar amostras de clientes internos (médicos veterinários oficiais) e clientes externos (médicos veterinários habilitados no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose), fato que fortalece as ações da defesa agropecuária em Santa Catarina. Além de ter sido o primeiro credenciado pelo Mapa em Brucelose no Oeste Catarinense.
A Companhia conta com três laboratórios localizados nos Departamentos Regionais de Joinville e Chapecó e o Centro de Triagem de Florianópolis, onde as atividades desenvolvidas são de apoio aos Programas da Defesa Sanitária Animal no Estado de Santa Catarina. “Também atuamos na prestação de serviços a terceiros através da realização de exames, os quais possibilitam a detecção rápida de casos positivos de brucelose, permitindo que aqui no estado o saneamento das propriedades seja feito com maior agilidade para manter em níveis muito baixos a prevalência desta doença” afirma a gestora Cláudia Scotti Ducioni Matos. Tal fato levou à Santa Catarina uma posição de destaque no cenário nacional.
E durante esse tempo de atuação as atividades dos Laboratórios de Diagnóstico somam: 4.316 exames realizados; 10.296 amostras triadas; 5.980 amostras enviadas aos Laboratórios Nacionais Agropecuários – Lanagros; 220 kits de produção de Meio Mem e BHI; produção de 294 frascos de líquido de Vallée; 3 auditorias internas; 3 auditorias externas; 1 acreditação junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia- Inmetro; 1 Credenciamento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- Mapa; 26 cursos da Equipe.
Dos exames laboratoriais disponíveis e realizados em maior número atualmente estão o teste de Antígeno Acidificado Tamponado – AAT, Teste de Polarização Fluorescente e ELISA no leite, todos para diagnóstico de Brucelose e também exames de Anemia Infecciosa Equina. Por meio dos diagnósticos e do trabalho desenvolvido, os laboratórios trazem rapidez e credibilidade ao serviço oficial e são indispensáveis para a manutenção das atividades de Defesa Sanitária Animal. E, também através de apoio aos Laboratórios Nacionais do Ministério da Agricultura, são realizadas atividades de monitoramento de doenças, tais como as monitorias para aves de descarte; a vigilância contínua para as Doenças Vesiculares (dentre elas a Febre Aftosa); Peste Suína Clássica; Raiva dos Herbívoros; e doenças de animais aquáticos. Estes são acompanhados na preparação, triagem, acondicionamento das amostras e envio.
Os Laboratórios também produzem os meios necessários para o acondicionamento de amostras da vigilância dos programas estaduais. Todos os anos são produzidos Meios Mem, que é uma mistura de sais enriquecida com aminoácidos, vitaminas e outros componentes essenciais para o crescimento celular, para a conservação de amostras de aves na vigilância da Influenza Aviária do Programa Estadual de Sanidade Avícola; e Líquido de Vallée para manutenção dos kits de emergência do Programa Estadual de Vigilância das Doenças Vesiculares. Estes meios são distribuídos para todas as Unidades Veterinárias Locais da Cidasc, visando a manutenção das atividades da Defesa Sanitária Animal.
O Apoio Laboratorial agrega maior agilidade quando é necessário enviar amostras com suspeita de doenças, tais como a Febre Aftosa e a Peste Suína Clássica; já que a proximidade dos aeroportos e a certificação da equipe pela Associação Internacional de Transporte Aéreo – IATA para envio de material biológico por transporte aéreo, diminuem muito o tempo entre o recebimento e a análise do material suspeito. Sendo assim, permite uma rápida tomada de decisão em caso de confirmação de algumas destas doenças.
Além disso, o Laboratório de Joinville realiza análises de doenças parasitológicas e virais em abelhas, e obteve recentemente o credenciamento para realizar exames de Mormo. Outras análises e atividades estão previstas para serem implementadas e desenvolvidas em 2018, dentre elas, a realização de exames para monitoramento de doenças em moluscos bivalves.
Para conferir a Portaria nº 239 atualizada com os escopos de credenciamento, já incluído a Brucelose, acesse: https://goo.gl/wmHCNj
Para ter acesso ao endereço e contato dos laboratórios clique aqui
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom