No dia 30 de março, a CIDASC realizou vistoria a uma propriedade rural do Município de Pinhalzinho (Departamento Regional de Chapecó) considerada de maior risco devido ao trânsito intenso de bovinos.

Foram encontrados 7 bovinos adultos sem o brinco de identificação oficial e sem qualquer vestígio de uso do referido aparato identificador. Os animais foram apreendidos e enviados para abate sanitário em estabelecimento de abate com SIE – Serviço de Inspeção Estadual.
Segundo o Médico Veterinário responsável pelo Escritório Local da CIDASC de Pinhalzinho, Ivan Ulsenheimer, o proprietário dos animais era reincidente e já havia sido orientado sobre a necessidade da Guia de Trânsito Animal (GTA) e do brinco oficial para transporte de bovinos e bubalinos em várias oportunidades.
O abate, ou sacrifício sanitário, é uma medida com previsão legal na Lei Estadual nº 10.366 e Decreto Estadual 2.919, aplicável para situações de animais acometidos por doenças de controle compulsório e em condição irregular segundo a Legislação Sanitária vigente e tem o objetivo primário de preservar a condição sanitária e econômica do rebanho e a situação de área livre de Febre Aftosa sem vacinação do Estado de Santa Catarina.
Esse procedimento impede que doenças sejam disseminadas em caso de animais contaminados com alguma enfermidade de controle oficial, tendo em vista que a ausência do documento compromete a identificação da origem desses animais. O abate ou sacrifício sanitário, nessas condições de irregularidades, implica na perda dos animais sem direito a indenização aos condutores e/ou proprietários.

Fonte: Departamento Regional de Chapecó.