Departamento Regional de Criciúma.

Os profissionais do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Criciúma João Natalino Martins e Agnaldo Trevisol participaram no dia 04 de Julho da reunião ordinária mensal da  Associação dos Bananicultores do Extremo Sul Catarinense – Abaesc (Santa Rosa do Sul e Sombrio).

Na oportunidade foi apresentado ao grupo o sistema de rastreabilidade e-Origem, ferramenta que possibilitará encurtar a distância entre produtores e consumidores, assegurando a procedência dos produtos catarinenses de origem vegetal. Foram repassados aos produtores informações sobre as coletas realizadas para diagnóstico de pragas e análise de resíduos de agroquímicos, e discutidos assuntos gerais relacionados ao Sistema de Mitigação de Risco – SMR para a praga Sigatoka Negra.

A Abaesc conta com aproximadamente 105 produtores associados que cultivam cerca de 850 hectares de banana nos dois municípios. Os associados são orientados pelo responsável técnico engenheiro agrônomo Murilo Pagani, e todos participam do SMR, o que lhes possibilita a venda da fruta para outros estados, principalmente para o Rio Grande do Sul.

Cidasc por meio da sua equipe técnica realiza não somente a fiscalização aos produtores da região, mas também orientação e acompanhamento nas Unidades de Produção e Consolidação, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade da fruta e controle fitossanitário das lavouras.

Entenda mais sobre o e-Origem

O Programa e-Origem surge para que os consumidores possam saber a origem de frutas, verduras e legumes cultivados em solo catarinense.

Para aderir ao Programa, os produtores rurais devem se cadastrar no sistema da Cidasc, onde irão inserir as informações sobre cada produto. Esse banco de dados irá gerar uma etiqueta que deve ser colada na embalagem. O custo é zero para os produtores, todos poderão aderir ao sistema, fazendo o cadastro on-line e passando a preencher os dados dos seus produtos.

Como funciona o e-Origem

Confira o funcionamento do método desenvolvido pela Cidasc para rastrear a produção de horti-fruti no Estado, em quatro passos:

1 – O agricultor se cadastra na plataforma e-Origem, da Cidasc, e fornece informações sobre as culturas, métodos de produção e localidade, por exemplo;

2 – A Cidasc gera um QR code para esse agricultor;

3 – O código deverá ser impresso e colado na embalagem de cada item;

4 – Em feiras e supermercados, os consumidores podem escanear o código e obter as informações, bem como visualizar imagens da localidade onde é produzido o alimento.

Fonte: Departamento Regional de Criciúma.