Hoje, 30 de junho, é comemorado é Dia Nacional do Cooperativismo! Neste dia, saiba mais sobre as ações deste ramo. O cooperativismo, segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, é um movimento econômico e social, entre pessoas, em que a cooperação se baseia na participação dos associados, nas atividades econômicas com vistas a atingir o bem comum e promover uma reforma social dentro do capitalismo. Uma organização dessa natureza se caracteriza por ser gerida de forma democrática e participativa, de acordo com aquilo que pretendem seus associados. Existem diferentes tipos de cooperativas, como por exemplo: agropecuária, crédito, educação, produção, saúde, transporte, entre outras.

Arte: Ascom/Cidasc

A revista Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2017, produzida pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS foi lançada em junho do ano passo e trouxe dados de destaque sobre o cooperativismo no Brasil, entre eles estão:

→ 51,6 milhões de pessoas são beneficiadas direta ou indiretamente pelo cooperativismo aqui no país;

→ As cooperativas são responsáveis por mais de 70% da produção de trigo, mais de 40% da de soja, 40% da de leite, 38% de algodão, 21% do café e 16% do milho;

→ 48% de toda a produção agrícola brasileira passa de alguma maneira por uma cooperativa agropecuária;

→ Em 564 municípios brasileiros, as cooperativas de crédito são as únicas instituições financeiras locais;

→ 428 milhões de toneladas de cargas são transportadas anualmente por cooperativas;

→ No Brasil, 372 mil empregos são gerados pelas cooperativas;

→ US$ 5,137 bilhões é o volume de recursos movimentados pelas exportações realizadas por 240 cooperativas brasileiras a 147 países.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/