As médicas veterinárias do Departamento Regional da Cidasc – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de São Joaquim, Beatriz Vieira Paes e Sonia Regina Cardoso Oselame, realizaram reunião, nesta sexta-feira, 15, com as agentes de saúde da secretaria de saúde do município de Rio Rufino, para discutir as zoonoses: brucelose, tuberculose, cisticercose e raiva.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Joaquim

Zoonoses são doenças e infecções transmitidas para o homem através dos animais, seja  por vírus, bactérias, fungos, protozoários e outros microorganismos diversos. Conheça mais sobre as citadas acima:

Brucelose

A brucelose é uma doença causada pela bactéria Brucella abortus e pode ocasionar aborto e queda na produção de leite. Ela ataca animais machos e fêmeas.

Muitos animais contraem a doença quando comem ou lambem restos de placentas no pasto, visto que, quando a vaca sofre o aborto, a Brucella pode permanecer viva por cerca de seis meses no solo e pastagem. A transmissão também pode acontecer durante a monta natural, ou na inseminação com material ou sêmen contaminado.

O ser humano pode contrair a brucelose, assim como os animais, quando entra em contato direto com os restos de aborto ou placenta. Além disso, o consumo de leite cru e derivados contaminados pela bactéria também podem acometer o homem.

Tuberculose

A Tuberculose é uma doença que atinge, principalmente, os bovinos e bubalinos e pode causar emagrecimento, tosse e queda na produção de leite. É comum a condenação de carcaça em abatedouros por achados de lesões sugestivas de tuberculose. A doença pode atingir outras espécies de animais, inclusive o homem.

A contaminação nos animais se dá de várias formas, seja pelo contato direto quando os animais se lambem, contato com a água e alimento contaminado por animal doente, quando o animal doente tosse perto de outro sadio, durante alimentação no cocho por contato direto e alimentação com soro de leite contaminado, pois o terneiro pode se contaminar ao mamar ou ao receber leite de outra vaca doente.

Para saber se os animais estão doentes, é preciso ficar atento a alguns detalhes, como a diminuição de produção leiteira nas fêmeas, tosse constante e resistente a tratamentos, além do emagrecimento na fase final da doença.

Cisticercose

A cisticercose é uma doença causada pelos ovos do verme platelminto Taenia solium em nosso estômago, e são ingeridos através de alimentos mal lavados, água contaminada ou carne de porco que não foi preparada adequadamente. Três dias após a ingestão dos ovos, eles se transformam em larvas que caem na corrente sanguínea podendo se alojar em várias partes do corpo como músculos, cérebro, pulmões, olhos e coração.

Para reduzir a chance de contaminação é necessário seguir algumas dicas, como não ingira carne de porco crua ou mal cozida, pois ela pode estar contaminada com os ovos do verme; consumir água apenas filtrada ou fervida; lavar bem as mãos, principalmente após ir ao banheiro e antes das refeições; lavar bem os alimentos que irá consumir, sempre com água limpa;

Fonte: Minuto Saúdavel

Raiva

A raiva é uma doença fatal que acomete os mamíferos, inclusive seres humanos e é por isso que a Cidasc alerta a população sobre medidas de prevenção e precaução para o combate da doença. A zoonose é transmitida por animais domésticos, animais de produção e animais silvestres, ataca o sistema nervoso central (cérebro), causando mudança de comportamento, paralisia e em alguns casos, agressividade.

O animal doente elimina o vírus da raiva pela saliva, por isso não devemos colocar a mão na boca de cavalos ou bovinos que estejam com dificuldade de locomoção e/ou salivação intensa. Usualmente, a doença é transmitida através da mordida do animal infectado, mas o simples contato entre saliva e feridas abertas, mucosas e arranhões também propaga o vírus.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom