Foto: Associação de Pesca da Tainha Amigos do Bugiu

Até o próximo dia 7 de junho, está aberta consulta pública para a elaboração de lista de animais aquáticos exóticos introduzidos na biodiversidade brasileira, ou seja, de espécies que não são nativas do Brasil. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é o responsável por essa lista. A consulta tem o prazo fixado em 30 dias. A portaria 103 dessa consulta pública, foi elaborada pela Secretaria de Mobilidade do Produtor Rural e Cooperativismo (SMC) do Mapa.

A listagem é necessária para a pesquisa e exploração econômica de espécies aquáticas inexistentes no país, para regulamentar a atividade e proporcionar segurança jurídica à aquicultura.

Com a possibilidade de multiplicação de novas espécies aquáticas o produtor vai ampliar a renda, pois terá espécies aquáticas melhoradas para a comercialização, e, a população vai ter mais alternativas de consumo.

As atividades com espécies exóticas não têm custo da repartição de benefícios resultante da utilização da biodiversidade (1% da receita líquida), o que está previsto na Lei 13.123 da Biodiversidade.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Mais informações:
Janete Lima
Coordenação-Geral de Comunicação
imprensa@agricultura.gov.br

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom