Foto: Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal

No sábado, dia 12, o Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal realizou palestra no 1º Seminário Estadual da Carne realizado em São João do Itaperiú, no Vale do Itajaí. A palestrante foi a médica veterinária Geisa de Oliveira, que falou sobre o Serviço de Inspeção Estadual – SIE da Cidasc, que assegura a qualidade dos alimentos de origem animal.

A médica veterinária destacou as principais atividades desenvolvidas pelo SIE, o histórico das atividades de inspeção no Brasil e em Santa Catarina e também falou sobre a importância de proprietários e/ou responsáveis legais d os estabelicimentos registros no SIE de observar e respeitar o que rege a legislação sanitária.

Geisa também destacou que o trabalho dos profissionais da Cidasc, observando o que determina a legislação, promove o combate à clandestinidade, atuando neste sentido com a finalidade de oferecer à população produtos com menor risco sanitário ao consumo humano.

Segundo Geisa, na hora da compra o consumidor deve verificar se os produtos de origem animal têm o carimbo do SIF, SIE ou SIM.

O carimbo com a palavra “INSPECIONADO” no meio, retrata a imagem do selo de inspeção. Essa é a palavra comum para todos os selos que certificam os produtos de origem animal. O que muda é o local e a sigla.

→ Quando for Serviço de Inspeção Federal, aparece Brasil, Ministério da Agricultura e a sigla S.I.F.

→ Quando for  Serviço de Inspeção Estadual, aparece Santa Catarina e a sigla S.I.E.

→ Quando for Serviço de Inspeção Municipal, aparece o nome do município e a sigla S.I.M.

Esses selos atestam que os produtos são inócuos aos consumidores, isto é, não apresentam risco a saúde humana demonstrando a qualidade e respaldando que o produto está dentro dos padrões técnicos estabelecidos pelas normas vigentes.

Produtos sem inspeção são passíveis de contaminações físicas, químicas e microbiológicas, podendo causar doenças na população, como intoxicações, parasitoses e até mesmo doenças sistêmicas, como tuberculose, neurocisticercose e a toxoplasmose, dentre outras.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joinville

O seminário faz parte da V Festa Estadual Gastronômica da Carne, a Fecarne. Também participaram do seminário o gestor do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal Jader Nones e o gestor do Departamento Regional da Cidasc de Joinville Pedro Nolli. Com o objetivo de divulgar as ações da Cidasc e o Projeto Sanitarista Júnior, os profissionais Odair José Montoanelli, técnico agrícola, Luísa Richter e Simone Senger, médicas veterinárias montaram um estande com a van de fiscalização móvel da Cidasc.

As médicas veterinárias Suzana Eri Yotsuyanagi e Miriam Marquezini, do Instituto de Tecnologia da Carne de São Paulo também ministraram palestras no seminário. Eri falou sobre A Importância do S.I.E, para o consumidor, enquanto Miriam falou sobre aspectos físico-químicos e microbiológicos que impactam na qualidade das carnes comercializadas.

Serviço de Inspeção Estadual – SIE

O Serviço de Inspeção Estadual, também conhecido pela sigla SIE, é um sistema de controle e fiscalização executado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc que avalia a qualidade na produção de alimentos de origem animal, oferecendo aos consumidores catarinenses alimentos com qualidade e segurança.

A principal atividade desenvolvida pelo Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal é a fiscalização nos estabelecimentos e a inspeção de carnes, leite, ovos, mel e pescados e seus derivados.

Cerca de 400 médicos veterinários habilitados, vinculados a 14 empresas credenciadas e 37 médicos veterinários oficiais do departamento de inspeção da Cidasc atuam na fiscalização das atividades inerentes a inspeção.  Estes profissionais prestam serviço de inspeção nos 514 estabelecimentos ativos no SIE.

Fonte: Geisa de Oliveira