No ano de 2018, a equipe de captura de morcegos hematófagos do Departamento Regional de São Lourenço do Oeste/Santa Catarina, já realizou 4 (quatro) capturas nos municípios da região. Na última terça, 8, mais uma captura foi realizada, desta vez no município de Quilombo/Santa Catarina, na costa do rio Chapecó . Alguns morcegos hematófagos foram capturados e tratados com pasta Vampiricid. Também nessa noite outras três espécies de morcegos, não hematófagos, foram capturados e imediatamente soltos. Em todas as capturas os morcegos hematófagos foram capturados e tratados. Participaram das ações os médicos veterinários do Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste Milton Kasper, Sandro Rebelatto, Odirlei Facchi e  Tataiana Durieux Penso.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste

Também recentemente todos os médicos veterinários do Departamento Regional fizeram coleta de sangue para Titulação de anticorpos neutralizantes para raiva, e foi constatado que em alguns o título foi menor que 0,5 UI/ml e foi aconselhado procurar o posto de saúde para fazer reforço das vacinações contra raiva.

Raiva

A raiva é uma doença fatal que acomete todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. A doença, que é transmitida por animais domésticos, animais de produção e animais silvestres ataca o Sistema Nervoso Central (cérebro), causando mudança de comportamento, paralisia e por vezes agressividade.

O animal doente elimina o vírus da raiva pela saliva. Por isso não devemos colocar a mão na boca de cavalos ou bovinos que estejam com dificuldade de locomoção e/ou salivação intensa. Cães, gatos e animais silvestres transmitem a doença pela mordida.

Morcegos

Os morcegos são transmissores da raiva, portanto jamais coloquem a mão em um morcego mesmo que ele esteja imóvel e aparentemente morto. Ele pode estar doente e, ao ser tocado, morder, pois é assim que ele se defende. O morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus é o responsável pela transmissão da doença para os herbívoros.

O médico veterinário e responsável pelo Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros, Fábio de Carvalho Ferreira, ressalta que as demais espécies de morcegos hematófagos e não hematófagos são protegidos por lei e seu manejo e controle caracteriza crime ambiental. Por isso, somente profissionais capacitados, do Serviço Veterinário Oficial – SVO, podem intervir em colônias de morcegos em área de risco para a raiva, porque são capazes de diferenciar as espécies de morcegos em um abrigo”.

Em caso de acidente com um desses animais procure um hospital ou posto de saúde mais próximo, relate o ocorrido e exija o tratamento adequado.

ATENÇÃO! Nunca tente capturar um morcego, chame um profissional capacitado para removê-lo adequadamente.

Fonte: Milton Kasper – Médico veterinário – Departamento Regional de São Lourenço do Oeste

Fone: (48) 36657037
www.facebook.com/cidasc.ascom/