Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina Bandeira Estado de Santa Catarina

Cidasc promove palestra sobre o e-Origem na AMEOSC

Publicado por JV Ascom em 11/05/2018 - 12:04 | Destaques,Slideshow Tags:, , , , , , — | 1.227 visualizações

Foto: Departamento Regional de São Miguel do Oeste

Ocorreu hoje, dia 11 de maio uma palestra na Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC) sobre o Programa e-Origem, desenvolvido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

O evento contou com a participação do Secretário Executivo da AMEOSC e cerca de 25 técnicos, entre engenheiros agrônomos, médicos veterinários e técnicos agrícolas ligados as 19 prefeituras que compoem a AMEOSC. O Engenheiro Agrônomo Fabio Trevisol da Cidasc e o gestor do Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste Cláudio Trombeta foram ao evento para apresentar o programa e seus benefícios aos produtores e consumidores catarinenses.

Entenda mais sobre o e-Origem

O Programa e-Origem surge para que os consumidores possam saber a origem de frutas, verduras e legumes cultivados em solo catarinense.

Para aderir ao Programa, os produtores rurais devem se cadastrar no sistema da Cidasc, onde irão inserir as informações sobre cada produto. Esse banco de dados irá gerar uma etiqueta que deve ser colada na embalagem. “Todos poderão aderir ao sistema, fazendo o cadastro on-line e passando a preencher os dados dos seus produtos. Tudo sem custo para os produtores”, destaca Cláudio Trombeta.

Como funciona o e-Origem

Confira o funcionamento do método desenvolvido pela Cidasc para rastrear a produção de horti-fruti no Estado, em quatro passos:

1 – O agricultor se cadastra na plataforma e-Origem, da Cidasc, e fornece informações sobre as culturas, métodos de produção e localidade, por exemplo;

2 – A Cidasc gera um QR code para esse agricultor;

3 – O código deverá ser impresso e colado na embalagem de cada item;

4 – Em feiras e supermercados, os consumidores podem escanear o código e obter as informações, bem como visualizar imagens da localidade onde é produzido o alimento.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste.