Foto: Maritza Martins Mansani

Responsáveis técnicos, comerciantes e representantes de instituições que atendem produtores rurais de municípios do Planalto Norte participaram na manhã desta quinta-feira, 03, de palestra promovida pela Cidasc sobre o Decreto Estadual 1331/2017, que dispõe sobre produção, comércio, uso, consumo, transporte e armazenamento de agrotóxicos e seus componentes no estado de Santa Catarina. O evento foi realizado em Irineópolis e contou com a presença do secretário de agricultura do município, Francisco Eraldo Konkol, com o Gestor Regional da Cidasc de Canoinhas Miguel Cardoso e com a responsável pela área de agricultura do Departamento Maritza Martins Mansani.

Através de diretrizes e regras equilibradas, o novo decreto promove a adoção de práticas agrícolas que objetivem o desenvolvimento sustentável por meio da aplicação correta de agrotóxicos.

A palestra foi conduzida pelo engenheiro agrônomo e gestor estadual da divisão de insumos agrícolas da Cidasc, Matheus Mazon Fraga, que destacou as principais mudanças nesta área desde a aprovação do decreto. “A principal delas é que a fiscalização do uso, que antes era da Fatma (atual IMASC), passou para a Cidasc. A segunda mudança seria uma flexibilização nos valores das infrações. Antes elas eram fixas e isso não fazia nós diferenciarmos os grandes dos pequenos produtores”, comentou Fraga, explicando ainda que com o decreto também houve a regulamentação nos sistemas de envio das informações de vendas e receituários agronômicos, que agora podem ser encaminhados de forma eletrônica. “O decreto também deixa mais claro quais são os direitos e deveres de todos os elos, seja do estado ou dos fiscalizados”, destacou o engenheiro agrônomo.

O secretário de Agricultura, Francisco Eraldo Konkol, falou sobre a importância do evento para assegurar mais qualidade aos produtos e menos danos ao meio ambiente. “Inicia aqui um trabalho bastante importante: o controle de defensivos. Uma ação que impacta até o momento em que vamos oferecer aos consumidores a tranqüilidade de estar adquirindo um produto de qualidade e que não prejudicou o meio ambiente”, comentou Konkol.

Fonte: Prefeitura Municipal de Irineópolis

Confira mais fotos do efento, de Maritza Martins Mansani:

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom