A Cidasc- Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, através do Departamento Regional de Joinville, esteve presente na 16ª Fecarroz- Festa Catarinense do Arroz, em Massaranduba, todos os dias do evento, em parceria com entidades locais ligas ao setor agrícola. A festa que teve início na última quinta-feira, 26, e foi encerrada ontem, 01, contou com com 150 expositores, atrações culturais, musicais e exposição agrícola. Na gastronomia, o que não poderia faltar é o arroz, por isso os visitantes puderam conferir cerca de 40 pratos elaborados com o produto.

Foto: Departamento Regional de Joinville.

Massaranduba, que é considerada a capital catarinense do Arroz, está localizada na microrregião do Vale do Itapocu, entre as cidades de Blumenau, Guaramirim e Jaraguá do Sul. A Fecarroz marca o fim da safra de arroz no município que produz aproximadamente 54 mil toneladas ao ano.  Sobre a participação da Cidasc no evento, Odair José Mantoanelli, técnico em agropecuária, destaca “Foi um momento oportuno onde podemos demonstrar para a sociedade a importância do trabalho da Cidasc que concentra seus esforços na proteção do patrimônio agropecuário do Estado com ênfase na preservação da saúde pública”.

Produção de arroz em SC

Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do país. Produzido em 83 municípios do Estado, o produto se concentra no Sul catarinense, com 61,9%, seguido pela região do Médio/Baixo Vale do Itajaí e Norte, com 25,2%, Alto Vale do Itajaí, com 9,04% e Litoral Centro com 3,9%. Atualmente, mais de 30 mil pessoas dependem economicamente desta atividade no Estado, conforme dados da Secretaria de Estado da Agricultura.

Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina e Departamento Regional da Cidasc de Joinville.