Foto: Ascom/Arquivo

As negociações para exportação da carne suína de Santa Catarina para Coreia do Sul  estão quase no fim. A informação foi divulgada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Blairo Maggi na tarde de ontem (17). A Coreia do Sul será outro novo mercado que se abrirá para o Brasil. Os coreanos irão importar a carne suína brasileira, fornecida pelo estado de Santa Catarina, por ser área livre da febre aftosa sem vacinação.

A Coreia do Sul já importa o frango brasileiro e estava em negociação há 10 anos com Santa Catarina em relação à carne suína. O ministro informou ainda que em maio está prevista a vinda da missão da China, para tratar da ampliação do número de plantas frigoríficas autorizadas a embarcar todos os tipos de carnes, bovina, suína e ave.

Produção suína catarinense

A expectativa do estado é de vender aos sul-coreanos pelo menos 30 mil toneladas de carne suína por ano. O mercado desse tipo de carne na Coreia do Sul é de 50 milhões de consumidores.Santa Catarina é o maior produtor de carne suína do Brasil, com 27% da produção nacional, e também o estado que mais exporta, com 35% do mercado. Cerca de 10 mil criadores integrados às agroindústrias e independentes produzem anualmente cerca de 850 mil toneladas da carne.

Fontes: Mapa e G1

Mais informações à imprensa
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom