Aconteceu entre os dias 20 e 22 de março, a III Semana Acadêmica e o I Simpósio de Agronomia, realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, campus de Curitibanos.

O evento que teve como tema “Desafios do Engenheiro Agrônomo frente as demandas da sociedade” contou com a participação de engenheiros agrônomos da Cidasc que, no dia 22, ministraram minicursos direcionados aos estudantes de Agronomia.

Foto: Ascom/Cidasc

Na oportunidade, o engenheiro agrônomo Matheus Mazon Fraga, gestor da Divisão de Fiscalização de Insumos da Cidasc, neste ato também representando o CREA/SC, ministrou o minicurso Receituário Agronômico: Aspectos técnicos e legais; onde foi discutido junto aos estudantes o papel do profissional na prática correta do Receituário Agronômico e a emissão da Receita Agronômica de acordo com as disposição legais vigentes; e a necessidade de disciplinar o comércio e o uso indiscriminado de agrotóxicos.

Foi abordado o objetivo do Receituário Agronômico, que é orientar o uso racional de agrotóxicos e o diagnóstico é pré-requisito essencial para a prescrição da receita. Desta forma, os agrotóxicos somente chegarão às mãos dos usuários finais e somente serão utilizados se previamente assim for prescrito pelos profissionais legalmente habilitados. Ainda foi apresentado aos estudantes o sistema de emissão de receitas agronômicas, disponível aos profissionais dentro do sistema SIGEN+, da Cidasc.

Foto: Departamento Regional de Caçador

Em paralelo, a equipe do Departamento Regional de Caçador, formada pelos engenheiros agrônomos Fernando José Felix e João Altino Boeira de Almeida ministrou o minicurso “Segurança na armazenagem, manipulação e aplicação de agrotóxicos, onde os estudantes conheceram e puderam discutir as normas, requisitos e aspectos técnicos e legais para a prática adequada na manipulação de agrotóxicos, desde a sua aquisição, aplicação até a destinação final das embalagens vazias, com o objetivo de minimizar o risco de intoxicações na atividade agrícola, reduzir o nível de resíduos no alimentos e melhorar a qualidade do meio ambiente.

Foi debatido junto aos estudantes as responsabilidades e o papel que o profissional da Agronomia deve exercer neste cenário, tendo plena consciência de suas atribuições, porque juntamente com o suporte à produção, os agrotóxicos trazem também enormes riscos à saúde e à segurança das pessoas e ao meio ambiente.

Confira mais imagens do evento:

Fonte: Departamento Regional de Caçador

Mais informações à imprensa