Todas as cores e os sabores da agricultura familiar catarinense ocuparão o coração do centro histórico de Florianópolis no próximo dia 17, com a realização da 1ª Feira e Exposição da Agricultura Familiar, das 7h às 13h, no Largo da Âlfandega.

Foto: Alexandre Mees

A intenção é trazer para a capital uma vitrine da produção agrícola familiar, uma das principais atividades geradoras de emprego e que contribui significativamente para o Produto Interno Bruto do estado. Valorizar quem está por trás dos alimentos que chegam diariamente às mesas da cidade, sobretudo pelas mãos das mulheres agricultoras, também é motivação do evento, segundo Rafael da Silva Larangeira, delegado federal do desenvolvimento agrário em Santa Catarina e um dos organizadores do evento. “Este é o ano internacional da mulher rural e queremos nesta feira dar destaque à produção feminina e à relevância da agricultura familiar para o estado”, revela.

Políticas do campo ao mar

Esta integração entre campo e cidade, personificada pela presença da feira em Florianópolis, também ecoa no crescimento da agricultura urbana, que hoje já conta com exemplos manezinhos beneficiados por políticas públicas como a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).

Estes agricultores urbanos participarão da feira ao lado de pescadores artesanais, que também dispõem da DAP para acessar créditos e comercializar a produção para os mercados institucionais. Quilombolas, assentados da reforma agrária, agricultores que cultivam nos sistemas agroflorestal e orgânico também estarão expondo seus produtos.

Na ocasião, alguns destes agricultores receberão kits-feira e empreendimentos serão contemplados com Selos de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf), em solenidade de abertura que acontece às 9h30.

Parcerias

A 1ª Feira e Exposição da Agricultura Familiar em Florianópolis é uma realização da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), órgão da Casa Civil da Presidência da República, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Superintendência de Pesca, Maricultura e Agricultura da Prefeitura de Florianópolis.

Também participam do evento a Secretaria da Agricultura e da Pesca do Estado de Santa Catarina, Epagri, Fetraf, Fetaesc, Unicafes, Cresol, Cepagro, Ceasa e Badesc. A feira conta com o apoio institucional do Senado Federal, Assembleia Legislativa de Santa Catarina e da Câmara de Vereadores de Florianópolis.

Programa de rastreabilidade

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc estará presente na feira para divulgar e esclarecer duvidas sobre o Programa e-Origem.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina