Arte: Ascom/ Cidasc

A Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina- Cidasc por meio do Departamento de Defesa Sanitária Vegetal tem realizado periodicamente cursos de habilitação do responsável técnico para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem – CFO e o Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado – CFOC. Esses documentos servem para atestar as condições fitossanitárias de partida de plantas ou produtos vegetais com potencial veiculador de praga quarentenária ausente, praga não quarentenária regulamentada e praga de interesse de Unidade da Federação – UF.

A Divisão de Defesa Sanitária Vegetal ligada ao Departamento de Defesa Sanitária Vegetal – Dedev submeterá o programa do curso à área de sanidade vegetal da Superintendência Federal de Agricultura – SFA quando houverem no mínimo 20 interessados em habilitação para uma praga específica.

Conforme preceitua a Instrução Normativa nº 33, de 24 de agosto de 2016 os cursos abordam normas sobre certificação fitossanitária, trânsito de plantas ou de produtos vegetais, além de aspectos sobre classificação taxonômica da praga, monitoramento, tipos de armadilhas, levantamentos e mapeamento da praga em condições de campo, identificação, coleta de amostra, bioecologia e sintomas e sinais.

Com objetivo de conhecer a demanda para realização desses cursos o Dedev elaborou um cadastro online onde os interessados podem indicar para qual praga buscam habilitação. Ele também  servirá para que sejam enviadas informações por e-mail sobre a abertura de editais para novos cursos de CFO/CFOC.

Formulário para cadastramento:
https://goo.gl/SBAjdo

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom