Depois de uma década de reivindicação, o município de São Lourenço do Oeste terá uma barreira de ingresso sanitário. Atualmente, não passa pelo município produtos como ovos e carne congelada, o que obriga os motoristas a fazerem um esforço muito grande por outra rota, encarecendo o transporte e até mesmo o custo final dos produtos.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste

O prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Caleffi, recebeu a confirmação de que o município terá uma barreira de ingresso na última semana, quando participou de uma audiência com o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Enori Barbieri, em Florianópolis.

Para o prefeito, foi um esforço muito grande para que essa notícia se concretizasse. “Com essa ação vamos fortalecer a agricultura local e regional e desenvolver nosso potencial econômico”. Caleffi agradece de forma especial o deputado estadual Valdir Cobalchini, que ajudou a tornar isso possível.

O gestor regional da Cidasc no município, Diogo Deoti, explica que hoje são três barreiras sanitárias: sede (às margens da SC-157); linha Jacutinga e comunidade de Três Voltas. Com a barreira de ingresso sanitário, passarão por São Lourenço do Oeste todos os produtos e subprodutos de origem animal. Deoti enfatiza que somente animais vivos continuarão a ser barrados.

A barreira de ingresso sanitário de São Lourenço do Oeste será inaugurada até início de abril deste ano, conforme informações do presidente da Cidasc. Em todo o Estado de Santa Catarina, a Cidasc anunciou a contratação de 50 médicos veterinários e 178 auxiliares operacionais aprovados nos concursos 001 e 002 de 2016. A contratação será realizada de forma gradativa, sendo 50% do quantitativo em março de 2018 e os outros 50% em julho de 2018.

Fonte: TiviNet