Na última segunda-feira, 15, os médicos veterinários Augusto Eneas Upnmoor e Esthér Elisa Wachholz, do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola- Cidasc de Blumenau, interditaram um abatedouro clandestino de peixes e outros animais no município. Através de uma denúncia anônima realizada por telefone, a Cidasc foi até a região com o auxílio da Polícia Militar Ambiental.

No local foi encontrada uma estrutura de madeira, extremamente precária, com cheiro forte de matéria orgânica apodrecida. Em meio às carcaças de peixes podres, peixes mortos, infestação de moscas e outros insetos, equipamentos e ambiente imundos, uma carga de peixes estava à espera para ser abatida, em um tanque adaptado no interior. A mesma estrutura servia também para abate de bovinos e suínos, simplesmente vertendo a água do tanque e criando as condições para entrada dos animais. Aves também eram abatidas no local, esporadicamente. Além disso, próximo a este galpão, havia um defumador.

As carcaças e resíduos eram enterrados no próprio terreno e a água do tanque era despejada diretamente em um valo que atravessa a propriedade.

O proprietário do local admitiu as irregularidades. Relatou ainda que tudo o que produz vende para cidadãos da comunidade e utiliza para consumo próprio e de sua família.

A Cidasc apreendeu os equipamentos utilizados para abate e beneficiamento, interditou e lacrou o galpão e o defumador e multou o proprietário e responsável pelo local. Um relatório será enviado à Promotoria Pública do município.

Fonte: Augusto Eneas Upnmoor, médico veterinário – CIDASC – UVL de Blumenau.