Nesta quinta feira, 30 de novembro, o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) do Departamento Regional (DR) da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Joinville reuniu os Responsáveis Legais dos Estabelecimentos Matadouros – Frigoríficos de Bovinos de seu departamento, bem como os respectivos Médicos Veterinários Inspetores para uma reunião. Os assuntos tratados foram embasados nas Instruções de Serviço Conjuntas do Serviço de Inspeção e Defesa Sanitária.

Sendo assim, além dos médicos veterinários responsáveis pelo serviço de inspeção Andrea de Queiroz Brundo, Luísa Richter e Zeno Gilsomar Ruths, a reunião contou com a participação do responsável pela defesa sanitária animal da regional Oscar Olivio de Faria Junior e do Gestor Regional Pedro Nolli.

Foto: DR de Joinville

Foram abordados os procedimentos de controle de identificação, da movimentação e do abate de bovinos e bubalinos no Estado de Santa Catarina; diretrizes para a remoção, segregação e destinação dos materiais de risco específico para Encefalopatia Espongiforme Bovina, bem como da investigação epidemiológica quando da identificação de lesões sugestivas de tuberculose durante o abate. Os assuntos selecionados são primordiais visando manter o status sanitário diferenciado de Santa Catarina, reconhecido em 2007 como área livre de Febre Aftosa sem vacinação e com a condição de risco insignificante para a Encefalopatia Espongiforme Bovina conquistado em 2012.

Estas conquistas, fruto do engajamento das agroindústrias, produtores rurais e técnicos atuantes na área, fortalecem o agronegócio e economia do Estado. Por último foi conversado a respeito do programa de apoio à criação de novilho precoce, onde a certificação prevê por meio do incentivo fiscal, encorajar a criação de gado para a abate precoce.

Fonte: DR de Joinville

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom