Os municípios da região Norte com saída para o mar passam a contar com uma draga para desassorear os rios e bocas de barra. A secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional – ADR de Joinville, Simone Schramm, e o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Enori Barbieri, assinaram nesta quinta-feira, 9, termo de cessão do equipamento. O ato contou com a presença de representantes dos municípios.

Foto: Ana Paula Keller / ADR Joinville

“Devido às mudanças de legislação a Cidasc não pode mais fazer dragagem e esse equipamento estava sem uso desde o ano de 2011, agora temos certeza de que vai contribuir com a sociedade porque vem atender a uma demanda de comunidades que dependem do mar”, disse Barbieri. Barra Velha, Balneário Barra do Sul e Itapoá terão a draga disponível durante cinco anos.

O equipamento chegou segunda-feira, 6, e inicia o trabalho com dragagem de 5,5 quilômetros da lagoa de Barra Velha. Depois, em Balneário Barra do Sul onde o canal é utilizado por 210 embarcações de pequeno e grande porte de pescadores e outros 30 barcos de turismo. Em Itapoá, 100 famílias de pescadores artesanais dependem do acesso ao mar pela Boca da Barra do Saí.

Termo de cessão de uso é assinado e três cidades litorâneas da região Norte podem usar a draga.

Foto: Ana Paula Keller / ADR Joinville

“Estamos atendendo a uma demanda dos prefeitos que estavam com dificuldades de conseguir esse equipamento. É de muita importância porque os pescadores artesanais e as embarcações turísticas dependem de um acesso mais seguro ao mar. Vamos estudar uma forma de auxiliar com os custos de hora e combustível, mas em princípio são responsabilidade das prefeituras”, destaca Simone.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville