Nesta segunda-feira, 6, Sanitaristas Juniores do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de São Lourenço do Oeste visitaram uma propriedade rural que está implantando o sistema de produção de leite essencialmente a pasto. O sistema, que conta com o apoio de técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – Epagri busca a racionalização dos custos de produção e maximização dos resultados aliados ao conforto dos animais e uso sustentável do solo.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o sistema de piqueteamento das pastagens, com implantação de espécies forrageiras que visam o balanço entre a produção de massa verde e a qualidade nutricional do pasto, reduzindo assim a necessidade de suplementação e custos na produção de leite. O projeto está sendo desenvolvido em várias propriedades do município sob supervisão do técnico agrícola Volmir Pinto de Oliveira e do engenheiro agrônomo Nelson Hayachi da Epagri de São Lourenço do Oeste.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste

A propriedade visitada enfrentou recentemente problemas com brucelose no rebanho, sendo  necessário o sacrifício de 13 animais, até o completo saneamento do foco, além disso, um dos integrantes da família foi diagnosticado com a doença. Em depoimento aos alunos, a proprietária contou como enfrentaram a difícil situação e salientou a importância da realização dos exames nos rebanhos e também nas pessoas que trabalham com os animais, pois, dessa maneira é possível o saneamento da propriedade, bem como o correto tratamento e acompanhamento das pessoas infectadas.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste

O filho dos proprietários, um jovem que pretende continuar na atividade rural, salientou que os problemas sanitários vinham comprometendo a renda e a continuidade da atividade e que após o trabalho de saneamento acompanhado pelos médicos veterinários da Cidasc Milton Kasper e Valéria Menosso, os índices da propriedade voltaram a animá-lo em relação ao futuro na atividade. Ressaltou ainda que o trabalho da Cidasc e da Epagri estão sendo positivos para a propriedade.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste

As saídas de campo são uma oportunidade de mostrar na prática os conceitos vistos em sala de aula. Na oportunidade, os alunos conheceram os efeitos que a brucelose, que é uma zoonose, causou a propriedade, além de ver como o problema pode ser contornado e resolvido com o empenho dos agricultores e o auxílio do corpo técnico da Cidasc e da Epagri.

Fonte: Diogo Antonio Deoti/ Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste