Aconteceu, na última quarta-feira, 25, em Chapecó, treinamento sobre o Sistema Nacional de Informação Zoosanitária e as Doenças de Notificação Obrigatória. O evento teve como público alvo os médicos veterinários oficiais e médicos veterinários habilitados de suínos e aves, os quais atuam nos municípios abrangidos pelos Departamentos Regionais de Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó

O Treinamento foi organizado pelo DR de Chapecó sob a coordenação da Responsável Regional pela Defesa Sanitária Animal, Luciane de Cassia Surdi, contando com a presença da Diretora Técnica da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Priscila Belleza Maciel, do Gestor Estadual de Defesa Sanitária Animal, Marcos Vinícius de Oliveira Neves, do Gestor Estadual de Gestão de Tecnologia, Amaro José Loch e do Gestor Regional do DR de Chapecó, João Luiz Goulart Nunes.

Durante o evento, ministrado pela equipe do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal – DEDSA, Renata Meditsch e Jader Nones, com a participação da Analista de Sistemas do Departamento Estadual de Gestão da Tecnologia, Valéria Domingos, os médicos veterinários tiveram a oportunidade de conhecer e relembrar a legislação que trata da obrigatoriedade da notificação de doenças de interesse do serviço de defesa veterinário oficial (IN n° 50/2013 do MAPA), assim como a responsabilidade de cada ator envolvida neste processo. Além disso, os participantes também foram treinados para operarem no novo módulo do SIGEN+, o qual permitirá o lançamento de informes epidemiológicos eletronicamente, aprimorando a qualidade das informações recebidas, bem como otimizando a forma de obtenção e gestão destes dados.

O treinamento contou com a presença de 108 participantes e trata-se da implantação da II fase de um projeto piloto (primeira etapa sendo desenvolvida no DR de Criciúma), a qual permitirá a inserção das notificações no sistema informatizada pelos profissionais envolvidos na prestação de informações ao SVO. Tais informações são a base do sistema de vigilância e, com este projeto, desenvolvido pelo Departamento de Gestão da Tecnologia em parceria com a equipe do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal, a CIDASC busca modernizar e aprimorar a qualidade dos dados recebidos no Estado, os quais são regularmente enviados ao MAPA e órgãos internacionais e utilizados para a certificação de mercados externos.

Ao todo, mais de 128 profissionais fazem parte do projeto piloto, sendo que o DEDSA almeja, até meados do próximo ano, implantar o sistema informatizado em todo o Estado de Santa Catarina.

Fonte: Renata Meditsch