Três técnicos da Agência de Quarentena de Animais e Plantas da Coreia do Sul, acompanhados de uma tradutora, além de fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa e funcionários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc estiveram na última quinta-feira, 19, no Departamento Regional de Mafra, na BR-116, em missão para avaliar o sistema de produção de carne bovina no estado de Santa Catarina.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

Após a apresentação de todos os funcionários que estavam em escala na Barreira Sanitária e os demais responsáveis do Departamento Regional e Estadual da Companhia, os sul-coreanos conheceram o sistema de fiscalização de trânsito de animais; produtos e subprodutos; os registros realizados no Sistema de Gerenciamento – Sigen+; as regras de trânsito; os documentos apresentados; o que é permitido ingressar; como é feito o controle de cargas que se deslocam no sentido do estado do Rio Grande do Sul; as normativas que regulamentam esses fluxos e como a Cidasc age em casos de inconformidades e irregularidades.

Em conjunto com as apresentações, diversas atividades de rotina foram acompanhados pelos técnicos, como o lançamentos das informações no sistema, o método de abordagem aos veículos transportadores, o sistema de desinfecção e a estrutura geral do local.

Após esta etapa da missão, os técnicos seguiram para Rio do Sul. Na sexta-feira, 20, visitaram uma fábrica de ração em Taió e um frigorífico de bovinos em Pouso Redondo.

“A missão é de grande importância para Santa Catarina – único do Brasil livre de febre aftosa sem vacinação. A qualidade dos produtos catarinenses, juntamente com os controles realizados pela agroindústria, foram capazes de cumprir os requisitos da Coreia do Sul para iniciar o comércio de carne suína ao país, processo que agora tem seguimento com as tratativas para a venda da carne bovina”, disse o Gestor do Departamento Regional da Cidasc de Mafra, Fabiano Franco dos Santos.

Estiveram presentes  o Gestor do Departamento Regional da Cidasc de Mafra, Fabiano Franco dos Santos, o  Responsável Regional pela Defesa Sanitária Animal, Fernando Bilinski. Estavam em escala na Berreira Sanitária Alisson Albino, Laudenir Schumacher, Wagner Curvelo, Renato, Ronaldo Trindade.
Também participaram da ação o Gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal, Marcos de Oliveira Neves, e os coordenadores de trânsito Vanessa Bonatteli e Rosemberg Tartari.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra