Diante do reconhecido declínio das abelhas em todo o mundo, diversos especialista do Brasil e de outros países irão se reunir em Teresina, PI, de 16 a 18 de outubro, visando discutir as principais causas de perdas de enxames no território nacional, suas consequências, estratégias e direcionamentos de pesquisa para mitigar as perdas das colônias. Como subsídio a essas discussões, diversas palestras serão ministradas.

Foto: Fernando Luiz Cassini

No painel “Principais causas de perda de colônias”, a Dra. Érica Weinstein Teixeira da APTA-SAA, SP, que vem contribuindo para formação de profissionais do Serviço Veterinário Oficial – SVO há mais de uma década, no que tange aos aspectos de Sanidade Apícola, abordará o tema “Pragas e doenças das abelhas no Brasil”, buscando elucidar as relações dessas perdas com as práticas agrícolas impróprias cada vez mais comuns na produção agrícola brasileira, em especial no que se refere ao uso de agrotóxicos.

Conforme explica Dra Érica, os polinizadores são essenciais para manutenção de sistemas agrícolas e naturais, os quais são interconectados, sendo, portanto, essenciais tanto para produção de alimentos, de fibras e de agroenergia, quanto para manutenção de biodiversidade natural. Atualmente, reconhece-se a importância desses pequenos seres (pássaros, morcegos e abelhas, além de outros insetos), até mesmo para manutenção de plantas das quais derivam muitos fármacos.

E que dentre os polinizadores, as abelhas representam o maior grupo, seja pela sua contribuição em termos de efetivo de “força de trabalho” (se referindo às espécies sociais, onde há divisão de trabalho, colônias populosas e manejáveis, com hábito de visitação generalista), seja pela especificidades das espécies de abelhas silvestres nativas sociais ou mesmo das solitárias.

Esse assunto é de extrema importância para a Produção Orgânica no Brasil, pois além de todas as contribuições das abelhas elucidadas, somos o maior exportador de mel orgânico do mundo.

O evento será transmitido pela página do You Tube da Embrapa.

Acesse www.embrapa.br e participe

Ana Maria de Andrade Mitidiero

CRMV-SC 2505

Representante do CRMV-SC na CPOrg/SC

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom