O Governador Raimundo Colombo participou na última quinta-feira, 12, da abertura da 68ª Expolages, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages. A Feira, que encerrou neste domingo, 15, é considerada uma das maiores e mais tradicionais do agronegócio em Santa Catarina. O evento recebeu o apoio do Governo do Estado no valor de R$ 170 mil, convênio assinado no evento. Neste ano, foram 45 expositores na área de comércio e indústria e 1,3 mil animais. Eram esperados cerca de 30 mil visitantes, e mais de R$ 20 milhões em negócios.
“A Expolages expressa a tradição e a força do trabalho de uma cidade, de um povo. Mostra o agronegócio, a economia da região e de Santa Catarina. É um dos eventos mais antigos do estado. Ele promove, integra, premia, melhora a genética, a produtividade e a competitividade deste setor tão importante, gerando empregos e renda. O setor está crescendo muito em quantidade, mas sobretudo em qualidade”, disse o Governador.
O evento reuniu pecuaristas da Serra e de outros estados. Os visitantes conferiram palestras, exposições, julgamentos e leilões. Estavam inscritos 1,3 mil animais entre bovinos, equinos e ovinos. No sábado, 14, houve o leilão de animais das raças Devon, Hereford, Braford, Aberdeen, Angus, Brangus, Charolês, Simental, Simbrasil, Limousin e Zebuínos.
Colombo destacou que o agronegócio está em uma boa fase de desenvolvimento. De acordo com ele, um setor, que apesar de todas as dificuldades, consegue agregar tecnologia e conhecimento, produz muito e faz com que o estado seja referência.
“O cenário é de recuperação da economia. É um tempo de acreditar, de agir, de aproveitar as oportunidades e de gerar riquezas. O Governo do Estado tem vários programas de incentivo aos agricultores e os resultados estão sendo muitos bons”, informou Raimundo Colombo.
O Prefeito do município, Antonio Ceron, salientou que a Expolages trata da qualidade da genética, em uma atividade econômica muito importante ao longo da história e, principalmente, nos dias atuais. “É um evento consolidado, que a cada ano está melhor. E isso é motivo de orgulho para todos os lageanos”, disse.
O Presidente da Associação Rural de Lages, Márcio Pamplona, relatou que feira vem se aperfeiçoando a cada edição, agregando a indústria, o comércio e a prestação de serviços, mas mantendo a pecuária como o principal fator. “Este não é um evento festivo, não temos shows e não temos cobrança de ingressos. Aqui estão pessoas interessadas na agropecuária, comércio e indústria deste setor”, explicou.
Durante a Expolages, também é realizada a Feira Multissetorial, promovida pela Associação Empresarial de Lages – ACIL, maior feira de negócios da Serra catarinense.
A bovinocultura em SC
O Presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Enori Barbieri, informou que com status sanitário privilegiado, o estado possui o rebanho bovino todo identificado. De acordo com dados da Companhia, o estado possui um rebanho de 4,39 milhões de cabeças, sendo 51% de animais de corte e 34,7% de leite, além de 13,75% de aptidão mista. A bovinocultura está presente em 291 municípios (98% do total) e o rebanho está distribuído em 78.729 produtores.
“A Cidasc no seu compromisso, responsável por defesa sanitária animal e vegetal, tem conseguido fazer a sua parte, avançando na erradicação de novas doenças. Isso é muito importante para continuar garantindo o desenvolvimento de todo setor do agronegócio em SC”, destacou.
Convênio
Ainda durante o evento, foi firmado o convênio de cooperação com a Polícia Militar para destinação de recursos mensais para o apoio às atividades de patrulhamento no interior de Lages. O convênio foi assinado pelo Presidente da Associação Rural de Lages, Márcio Pamplona, e pelo comandante tenente-coronel Alfredo Nogueira dos Santos.
Também participaram do evento o Secretário-Adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, o Secretário da Agência de Desenvolvimento Regional – ADR de Lages, João Alberto Duarte, os Presidentes da Associação Empresarial, Sadi Montemezzo, e da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina – Faesc, José Zeferino Pedroso, entre outras autoridades e comunidade.
Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5460
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom