O Gestor da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Alexandre Mees, participou nesta terça-feira, 10, de reunião promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, em Brasília. O encontro, realizado na Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA discutiu o tema “Vazio Sanitário da Soja para Manejo da Ferrugem Asiática: é possível nacionalizar?”

Foto: Nicole Barbieri/ Ascom Cidasc

A abertura da reunião, apresentação da agenda e objetivo do encontro ficou por conta do Diretor do Departamento de Sanidade Vegetal – DSV da Secretaria de Defesa Agropecuária – SDA, Marcus Vinícius Segurado Coelho. Em seguida, o Vice-Presidente do Comitê de Ação à Resistência de Fungicidas – Frac, Luis Demant, falou sobre “Resistência da ferrugem asiática aos fungicidas registrados”.

A programação contou ainda com palestras acerca de “Pesquisas em andamento sobre a ferrugem asiática”, ministrada por Cláudia Vieira Godoy, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Soja; “Panorama nacional da ferrugem asiática e demandas do setor privado”, ministrada por Roseli Muniz Gianchini, Vice-Presidente da Associação dos Produtores de Soja – Aprosoja Mato Grosso e membro do Grupo de Trabalho Antirresistência Latino-Americano – GTALatam e “Relato e novos desafios do Vazio Sanitário da soja no MT”, ministrada por Fabiano Siqueri, da Fundação MT.

Representantes dos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Vegetal – OEDSVs do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo foram responsáveis pela “Atualização situacional da praga nos estados”. Também atualizaram a situação os representantes do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará e Rondônia.

Por fim, os participantes debateram e fizeram as considerações sobre o encontro.