Mais de meia tonelada de produtos de origem animal foram recolhidos durante operação de fiscalização no comércio dos municípios de Abelardo Luz, Ouro Verde e Ipuaçu, todos no Oeste de Santa Catarina. Os alimentos foram encaminhados ao aterro sanitário e destruídos.

Foto: RBJ Notícias

A ação foi  coordenada pela Promotoria de Justiça da Comarca de Abelardo Luz com apoio da Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc. A promotora Lia Nara Dalmutt, explicou que a medida visa  proteger o consumidor do risco de adquirir produtos sem inspeção e fora do prazo de validade, portanto impróprios ao consumo, e evitar a concorrência desleal.

Em Abelardo Luz, foram recolhidos mais de 150 quilos de alimentos sem inspeção e outros 50 quilos de produtos fora de validade. Em Ipuaçu foram apreendidos 350 quilos de produtos sem inspeção. Já Ouro Verde  aproximadamente de 100 quilos, também sem inspeção.

Foto: RBJ Notícias

A promotora informou que agora o Ministério Público aguarda o relatório das equipes, com o nome dos estabelecimentos e as irregularidades constatadas. “O objetivo não é multar ninguém, mas que os comerciantes se conscientizem e não coloquem mais para vender produtos impróprios”, declarou.

Inspeção

O Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Cidasc atua na fiscalização dos estabelecimentos das áreas de carne, leite, pescado, mel, ovos e demais derivados. O serviço prestado é inovador, sendo reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, além de ser realizado por técnicos capacitados que contemplam, inclusive, as agroindústrias familiares.

Os profissionais da Cidasc verificam todo o processo produtivo, da obtenção de matérias-primas ao produto pronto para comercializar, assim fica garantida a segurança dos alimentos oferecidos à população. O Departamento ainda atua no combate as fraudes e na apuração de denúncias de consumidores quando relacionadas à produtos de origem animal. Para mais informações, clique aqui.

Fonte: Ivan Cezar Fochzato/ RBJ Notícias

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom