Alunos do Projeto Sanitarista Junior do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Mafra visitaram na última sexta-feira, 22, duas propriedades rurais no município de Campo Alegre.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

Ao todo, 13 alunos e duas professoras da Escola Municipal de Ensino Básico Paulo Fuckner participaram da saída de campo. A visita iniciou na Cabanha Campo Alegre, que trabalha com a criação de ovinos da raça Suffolk e equinos da raça Crioula.

Os alunos foram recebidos pelo funcionário responsável Darci, que os acompanhou por toda propriedade. Na oportunidade, eles conheceram as instalações e receberam informações da médica veterinária da Cidasc Arquidelques C. Alves, que explanou sobre o manejo, alimentação, hábitos e características das duas espécies.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

Na ocasião, também receberam orientações da engenheira agrônoma Francieli M. C. Schuhli, que falou sobre pastagens, conservação do solo e aproveitamento do esterco dos ovinos na adubação do solo. Ao término das atividades os alunos  saborearam um lanche com iogurtes, embutidos, geleias, mel, pães e queijos produzidos no próprio município.

A outra propriedade visitada foi a plantação de morangos orgânicos Novo Horizonte. Os visitantes foram recebidos pelo casal Altierries e Joanira, que vivem da renda vinda da produção de 32.000 mudas cultivadas de morango. Francieli explanou sobre o sistema de produção, irrigação, tratos culturais, colheita e cuidados essenciais para obter um produto de qualidade. Os estudantes também experimentaram os frutos produzidos no local.

Sobre o Projeto

O Projeto Sanitarista Junior está sendo desenvolvido em escolas de todo o estado com o propósito de apresentar as ações de Defesa Agropecuária executadas pela Cidasc. Por meio da educação, ele promove mudanças de atitudes e comportamentos frente aos problemas sanitários agropecuários desde a escola, melhorando direta e indiretamente a saúde das pessoas, dos animais, das plantas e do meio ambiente. Além disso, contribui para a manutenção do status sanitário diferenciado de Santa Catarina.

Fonte: Francieli M. C. Schuhli/ Departamento Regional da Cidasc de Mafra

Galeria de Imagens:

Campeão da raça na 40ª Expointer. Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra